Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Energia LimpaNosso planeta clama a cada dia para que o homem não abuse de seus recursos de maneira destrutiva. As fontes de energias renováveis, aquelas que provêm de recursos naturais como o sol, chuva, vento, marés e calor, estão presentes na população como uma alternativa para explorar os benefícios naturais de forma inteligente e benéfica.

A energia solar, por exemplo, é obtida através da captação de energia luminosa e térmica provenientes do sol. Este recurso é uma energia limpa, que traz vantagens por ser constante e inesgotável, pois há sol todos os dias, por ser uma fonte segura de energia, por não contribuir com o efeito estufa, por ser econômica e não agravar mais os problemas de ordem mundial, como a obtenção de energia através de geradores e turbinas, que além de consumir mais energia, traz perigo para quem a manuseia.

Os países que utilizam a energia solar são os Estados Unidos, Japão e Alemanha. O Brasil é um local ideal para a utilização desta energia por ser tropical e abundante de luz solar, a única desvantagem é o alto custo para instalação, mas os benefícios compensam o investimento.

Outras fontes renováveis e sustentáveis de energia limpa são a energia eólica, energia geotérmica e energia de maremotriz. A energia eólica é a energia obtida através dos ventos, que provocam o movimento das hélices dos moinhos que transformam a energia mecânica em elétrica. Ela também é renovável, ou seja, não se esgota, é limpa, vastamente distribuída pelo globo terrestre e quando substituída por combustíveis fósseis, auxilia no combate do efeito estufa.

A energia geotérmica é provinda do interior da Terra através de um processo chamado de geotermia que usufrui das águas quentes e vapores para a produção de eletricidade e calor. Em algumas regiões do planeta, próximas da superfície, as águas subterrâneas podem atingir temperaturas de ebulição e assim servem para impulsionar turbinas para eletricidade ou aquecimento.

A energia de maremotriz é a energia alcançada por meio das marés ou pela diferença de temperatura entre os níveis da água do mar. Isso se deve à força gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol. Porém esta não é muito comum como as outras fontes renováveis, apesar de trazer os mesmos benefícios.

A energia limpa é uma evolução tecnológica que veio para reparar os danos causados pela exploração dos meios de energia convencionais. É importante refletir sobre estas alternativas e procurar meios para reduzir o impacto ambiental.

Categoria: Sustentabilidade