Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

casa sustentável

O termo sustentabilidade nunca foi tão falado quanto nos dias atuais. Com os problemas provocados pelas mudanças climáticas aumentando em toda parte do planeta, as pessoas começaram a se interessar mais e mais pelo assunto e a mídia, cumprindo o seu papel, passou a dar destaque a inúmeras iniciativas ligadas a essa nova forma de trabalhar a relação entre o homem e suas necessidades e o meio ambiente que provém os meios necessários ao seu sustento e a manutenção de nossas vidas.

Com isso, um número crescente de pessoas começou a se interessar pela adoção das práticas e por viverem de acordo com os preceitos preconizados pela sustentabilidade. Contudo, uma questão fundamental se fez presente e representou um desafio para muitas dessas pessoas: Como aplicar a sustentabilidade em casa? Como reduzir algo tão “estranho” e “intangível” para a maioria das pessoas como as emissões de carbono e os danos provocados, pelo nosso modo de vida, ao meio ambiente?

Tão incrível como os próprios conceitos da sustentabilidade, essa aplicação revelou-se espantosamente simples e estava ao alcance de qualquer pessoa de qualquer classe social. E, o mais surpreendente; é que sequer representava uma dificuldade de vida ou uma alteração muito traumática no modo de vida de cada uma das famílias interessadas nas “boas novas” da sustentabilidade.

As “novas atitudes”, atitudes sustentáveis, além de socialmente mais aceitáveis e responsáveis; mostraram-se claramente economicamente viáveis e passaram a provocar interesse também fora do círculo inicial dos “verdes” e dos “antenados”. A possibilidade de economizar recursos e, em paralelo, economizar uma boa parte do dinheiro necessário para custear as despesas do lar; fez com que muito mais pessoas abraçassem uma forma sustentável de viver.

Então, como aplicar a sustentabilidade em casa? Na verdade é simples; você pode promover o ensino da cultura sustentável entre familiares, amigos e vizinho. Pode trabalhar de uma forma mais sustentável desde a construção ou da reforma de sua própria casa economizando recursos como água e energia e utilizando-se de material de construção certificado e oriundo de empresas que tenham uma postura sustentável também.

Use móveis verdes, móveis construídos com madeira reciclada ou em madeira maciça oriunda de reflorestamentos ou com extração certificada e garantia de origem. Trate seu esgoto corretamente. Não queime lixo ou outros detritos. Recicle o lixo orgânico transformando-o em adubo e a parte não orgânica no que for possível. Caso seja uma boa opção; capte a água da chuva e utilize-a para a limpeza; para descarga em vasos sanitários e para coisas onde o uso da água potável represente um desperdício. Use produtos de limpeza menos agressivos e totalmente biodegradáveis. Jamais jogue lixo nas ruas ou em locais impróprios. Desligue as luzes ao sair do ambiente iluminado. Tome banho com o chuveiro elétrico na posição “verão”. Não escove os dentes, barbeie-se ou lave roupas com a torneira aberta nos momentos em que a água não é necessária. Use menos ar condicionado e abra a geladeira apenas quando souber o que vai apanhar em seu interior.

São coisas simples e fáceis que qualquer pessoa pode fazer. Gestos que proporcionam as famílias uma enorme economia e possibilitam ao planeta um tempo precioso para que se recupere dos danos que nós mesmos provocamos.

Categoria: Sustentabilidade

18 Comentários até agora.

  1. Marta Mosley disse:

    Prezados senhores

    Tenho uma editora no Rio de Janeiro (Editora Viana & Mosley), cuja linha editorial é especializada na área de Arquitetura e Design. Estamos trabalhando na divulgação de projetos residenciais e comerciais sustentáveis.Para tanto, solicito a colaboração no envio de alguns projetos que possam ser publicados ou o nome e contato dos arquitetos responsáveis.
    Desde já agradeço sua colaboração.
    Att. Marta Mosley

  2. Cariline Martins disse:

    Ola peoples desse site imenso de importante. viu descobri um babado, meu amigo gay gustavo é um malandro q gosta da gabi tunucci!! acredita nisso ? um gay q gosta de menina ui ui!

  3. DAYANE disse:

    EU ADOREI ESSE TRABALHO FOI DE ++++ E MUITO OTIMO BJS!!!

  4. juliana disse:

    Párabein otimo trabalho estou muito enpenhada nesse site eu gostei muito e adorei o sait espero que vocês respondam a minha mensagem obrigado a todos
    beijinhOs..

  5. patricia lelis kermentz disse:

    E muito bom encontrar um site como esse numa noite em que o sono não aparece.
    Tenho passado muitos horas do meu dia tentando descobrir um negocio interessante para ganhar dinheiro.
    Não para ficar rica.Mas para sustentar os meus filhos, garantir estudo, saude, segurança, conforto…
    E por que não investir em alguma coisa sustentavel?
    E possivel ter um negocio 100% ecologicamente correto?
    Na minha casa reciclamos lixo, economizamos sacolinhas.Mas sei que ainda podemos fazer muito mais.
    Temos um aquecedor eletrico que fica 24 horas por dia ligado.E, a cada banho , temos que deixar a agua correr do chuveiro direto para o ralo ate que chegue a abençoada agua fervendo p/ misturar com a fria.E muito disperdicio.
    Qual e a melhor opçao neste caso?
    Existe alguma maneira barata de mudar isso sem perder a agua quente nas torneiras?
    Como posso reciclar o lixo organico?
    Quero um mundo melhor para os meus filhos e, para isso, sei que preciso começar dentro da minha casa.
    Obrigada
    Patricia

  6. Aproveito o espaço pra contribuir com mais uma ação sustentável importante: o consumo consciente. Produtos industrializados utilizam muita água, energia e matérias-primas para chegar até a prateleira do supermercado. Então antes de comprar (e assinar embaixo) é preciso pensar!

  7. carlos henrique disse:

    muito bom esse síte encontra tudo que vocÊ que saber sobre o assunto que voce pesquisa s2 carlosk2

  8. claudio fonseca de oliveira disse:

    esse fatores é muito interesante e goste muito

  9. Graças Silveira disse:

    Excelente matéria. O nosso planeta está doente com a ação malvada do homem. Deus nos deu inteligência para fazermos o bem. Bom, é que a mãe Natureza cobra muito caro a ação devastadora do homem contra ela. Entretanto, nós, os benfeitores da obra de Deus, também pagamos porisso. Em nossa casa usamos o bom senso, e, praticamos a sustentabilidade ambiental, ou seja: aproveitamos toda a água saída da máquina de lavar roupa, reutilizando-a em várias outras higienizações, inclusive na limpeza dos dejetos de três lindos cãezinhos de estimação, e, separamos todos os materiais recicláveis. Na nossa cidade, Graças a Deus, e, a gestores sensatos e inteligentes, existe a coleta seletiva, e assim, estamos contribuindo com o nosso planeta, fazendo a nossa parte, como dizia Betinho, contando a história do beija flor, querendo apagar o incêndio trazendo uma gota dagua em seu bico. Lãmpada ligada? só houver necessidade. Nossos filhos, ainda jovens, reclamam um bocadinho, mas não abrimos mão e os educamos para amar o planeta que Deus fez com tanto amor… Abraços

  10. Rodrigo disse:

    Olá Rachel, achei muito boa a sua matéria e tomei a liberdade de colocá-la em meu site. Espero que não se importe.

  11. Diana disse:

    muiito leegal estao de parebeens

  12. Lincoln Yon disse:

    Não consigo deixar de comentar! Estou contente por ter encontrado um site que valha a pena marcar nos favoritos! Não admita que a qualidade desse blog diminua, está simplesmente estupendo! aspirador de pó arno

  13. Maitê Teixeira disse:

    Muito obrigado isso me ajudou muito para um trabalho na escola!BJUS valeu

  14. livia disse:

    os plobles na nossa casa ruas sao q os povos nao cuida mais agora chegou a sustentabilidades ,eu adora isso na minha casa tem q eu aprovo isso todos deveram aprovar ,pasao muito trabalho com esse tama eu adoro

  15. Antena Verde disse:

    A conta vai estourar para no colo da classe trabalhadora, deixar de consumir isso, aquilo, melhorar a qualidade de vida, ser mais solidário, etc,etc. Gostaria de saber se os grandes empresários, os builionarios, os banqueiros, os mineradores, os grsndes grupos empresariais vão abrir mão de seus lucos para da sustentetabiidade na qualidaded e vida dos miseráveis que já fazem a sua parte, desde antes entes invetarem a tal de sustentabilidede,coletando e reciclando restos de alimetos no lixo, como ocorrem nos píses miseráevis em tod sentido da améric do sul, africanos e outros. Será que os ricaços que consomem 80% das riquezas do mundo vãoser solidários. Pelo que vejo e entendo, são eles que cavam montanhas, florestas, campos e o fundo dos mares para ficarem mais e mais ricos. Como falar para os outros 80% da população do mundo que devem comsumir só o necessário. Como lavar em sutentabilidade sem melhorar a divisão mais justa das riquezas que Deus deixou para todos?

  16. CAIQUE GOSTSO disse:

    educacional mais e CHATOOOOO

  17. Eliane de Oliveira disse:

    Olá,

    Sou professora e vou trabalhar Educação Financeira e Sustentabilidade na escola. Sou uma pessoa extremamente organizada e dedicada às causas sociais. Gostei muito das publicações relacionadas ao tema e acredito que o material para pesquisa irá ajudar a mim e meus alunos, sobre a consciência de como vivemos bem, cuidando a natureza e admistrando melhor o dinheiro com responsabilidade.

    Um grande abraço!!

  18. instalar sistema fototérmico, como fonte de água quente, em unidade com distribuição hidráulica em baixa pressão, é sem dúvida, um passo significativo para uma conduta sustentável.

Deixe um Comentário