Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

A polimerização é uma reação em que moléculas se misturam quimicamente. Com o aumento da preocupação com o impacto ambiental foram criados os chamados “polímeros verdes”. Polímeros verdes utilizam materiais que não são nocivos ao meio ambiente. As técnicas de polimerização estão evoluindo cada vez mais. A partir da década de 80 criou-se a necessidade de utilização de materiais recicláveis, uma vez que se tornaria economicamente viável. Alguns exemplos de polímeros verdes são as garrafas PET.

O problema que essa técnica enfrenta é o custo do processo. Somente materiais consumidos em massa, como as garrafas PET, são economicamente viáveis. Outro problema é que o plástico reciclado é considerado material de segunda linha, perdendo o valor.

Hoje existem projetos de produção de plástico a partir do etanol, produto obtido através da cana-de-açúcar. Estes plásticos já são usados em embalagens de cosméticos, alimentos, objetos de higiene, entre outros. Uma grande indústria de jogos de tabuleiro também utiliza a técnica para criação de jogos “sustentáveis”.

estes objetos não são verdes só na cor, são feitos de polímeros verdes biodegradáveis

Outro exemplo foi feito nos Estados Unidos por um grupo de estudantes. Misturando subprodutos da produção de biodiesel e vinho eles conseguiram criar um substituto totalmente biodegradável para as espumas de proteção usadas em embalagens.

Com o crescimento da conscientização mundial do impacto ambiental que causamos cada vez mais estão sendo feitos investimentos nestas tecnologias. O Brasil tem um papel importante no desenvolvimento destas tecnologias, principalmente por causa da utilização do etanol na formação de plásticos biodegradáveis.

O comprometimento da população e de seus governantes com um desenvolvimento sustentável é um sinal de um país desenvolvido, que diminui os custos e a utilização de materiais não renováveis. O Brasil vai ser o primeiro país do mundo a produzir plástico de uma fonte renovável, a cana-de-açúcar, tornando-se assim destaque mundial e fonte de investimentos externos.

Categoria: Sustentabilidade