Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Moda e sustentabilidade

Devido a preocupação com o meio ambiente, cresce no mundo todo o incentivo ao mercado têxtil sustentável. Estilistas têm usado algodão, algodão orgânico, bambu e até café para evitar a destruição ambiental. Marcas como Nike, Levis e TNG têm focado muito além de tendências, cores e formatos, mas apostado também nesses novos materiais.

Materiais

Durante a década de 90, surgiu a malha feita de bambu que foi muito bem aceita pelos pesquisadores e ecologistas, visto que o bambu cresce rapidamente e melhora a qualidade do solo. O único problema desse material é que seu processo de transformação em malha é caro e complexo, o que impossibilita substituir o algodão por não ser tão viável.

O algodão apesar de ser um elemento sustentável apresenta um problema em relação ao seu cultivo, são utilizados agrotóxicos e pesticidas que contaminam o solo e a água.

Outro material que chegou a ser usado na indústria têxtil foi o cânhamo, mas isso gerou muita polêmica, por ser a mesma planta da maconha. A marca Adidas chegou até lançar uma linha de tênis utilizando as fibras da planta. O que causou discussão foi o fato do cultivo de cânhamo ser proibido em muitos países como os Estados Unidos e o Brasil.

Além de materiais naturais, podem ser usadas garrafas PET, lonas de caminhão, banners usados, e muitos outros elementos para fabricar tanto roupas, como bolsas, sapatos e até mesmo armações de óculos. Sobre o processo de fabricação por meio de garrafas PET, é bastante válido, pois aproveita as cores naturais do plástico e a combinação das fibras da garrafa com as fibras de algodão dão origem a uma bela linha sustentável em prol do meio ambiente.

Com essa tendência, novas empresas estão adotando essa linha “ecofriendly”. A pioneira no Brasil, a Osklen é a marca pioneira e tem conquistado muitos clientes unindo sustentabilidade e estilo. Outras marcas como Hering, Brookfield, Mizuno e D’ umo também aderiram a causa ambiental.

Categoria: Sustentabilidade