Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Sustentabiliadde na Agricultura Familiar

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu no ano 1980, com o aumento da preocupação com o meio ambiente e com uma qualidade melhor de vida. Esse conceito deu origem a um novo termo no setor da agricultura: a sustentabilidade.

A sustentabilidade na Agricultura Familiar é constituída por famílias de agricultores, nas quais todos os familiares trabalham juntos, são responsáveis pelo próprio trabalho e conseguem, com sua mão de obra, produzir a maior parte do alimento para consumo próprio.

Com o estudo da sustentabilidade, a intenção é conscientizar os agricultores a plantar de uma forma mais saudável para contribuir com a preservação do meio ambiente e também para não colocar em risco a saúde dos trabalhadores e de suas famílias. Algumas décadas atrás não se usava tantos produtos químicos, por isso, os alimentos eram mais saudáveis e traziam menos danos à saúde. Além disso, não existiam máquinas tão modernas como hoje, as quais prejudicam o solo.

A sustentabilidade promove uma agricultura que não agride tanto o meio ambiente e tem como meta conscientizar a sociedade sobre a importância de usufruir dos benefícios da natureza sem prejudicar ou desperdiçar esses recursos naturais. Infelizmente, junto com o crescimento econômico, a degradação ambiental e a poluição têm aumentado dia a dia.

Diante do crescimento socioeconômico, surgiu a necessidade de criar um novo estudo dentro da área da ecologia, chamada ecologia urbana, que estuda a relação dos seres humanos, poluição, rios, animais, plantas e tudo o que esteja dentro dessa área.

Sustentabilidade que quer dizer: sustentar, servir de apoio e equilibrar-se. Esse é o objetivo da sustentabilidade e da ecologia urbana: que as pessoas se conscientizem de quanto é essencial preservar a natureza e os limites ecológicos do nosso planeta, para que as gerações futuras possam viver com grande qualidade de vida.

Categoria: Sustentabilidade