Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

ReaproveitamentoO reaproveitamento, ou a reutilização, tem como função transformar um material já produzido em outro. É diferente da reciclagem, que consiste em transformar um material manufaturado novamente para seu estado original.

A reutilização traz mais vantagens que a reciclagem por consumir menos energia em seu processo. Um exemplo interessante de reaproveitamento é quando usamos os versos de folhas impressas como rascunho. Antes de descartarmos um material, deve-se usufruí-lo de todas as formas possíveis para minimizarmos a exploração de fontes naturais.

Atualmente, o termo “lixo” é considerado pejorativo, pois subentende algo que não serve mais. Hoje é possível transformar quase todo o “lixo“, ou seja, o material sólido, em matéria-prima. A realização do processo de reciclagem é otimizada quando se faz a coleta seletiva.

Esta coleta consiste na separação dos materiais no momento do descarte. São separados o vidro, o metal, o plástico, o papel e o papelão ( considerados lixos secos), dos lixos molhados, que são restos de alimentos e o papel-higiênico usado.

Apesar da reciclagem ser benéfica para o meio ambiente, o reaproveitamento traz mais vantagens por utilizar um produto além de seu tempo estimado de uso, por contribuir na diminuição de resíduos e melhorar a sua gestão, e também por reduzir a necessidade de nova exploração de recursos naturais que seriam necessários para gerar novos bens de consumo.

Os objetos reaproveitados são geralmente customizados por artesãos. A criatividade é peça fundamental para a valorização dos produtos reutilizados. Há muitas peças deste estilo no mercado, como as garrafas PET, que possuem diversas aplicações como puff, vassoura, porta-lápis, e etc. Há também relatos de casas que são construídas com essas garrafas e areia.

O vidro reciclado não possui a mesma resistência que o original, mas a sua utilização como vaso de ikebana é viável, pois não é necessário um vidro resistente para armazenar este artefato japonês feito de elementos vegetais. É a inteligência em prol do bem estar ambiental.

Categoria: Sustentabilidade