Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Cidade sustentavel pessoas

Devido aos vários problemas ocasionados pelo crescimento descontrolado das cidades e população, hoje criar um urbanismo mais sustentável tornou-se imprescindível. Uma renovação de ideias e hábitos podem melhorar e conservar o nosso meio ambiente, garantindo um melhor futuro para a geração de agora e futuras. Campanhas de conscientização a respeito do lixo e outros problemas ambientais têm gerado um ótimo retorno.

Projetos

Em junho de 2011, com a proposta de ensinar como separar o lixo corretamente, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, criou uma campanha chamada “separe o lixo e acerte na lata”. A principal ideia desse projeto é mostrar de maneira simples e didática, por meio de exibição de vídeos, como descartar o lixo e separá-lo em lixo úmido e seco. A campanha ainda tem a intenção de apresentar os benefícios dessas ações como o reaproveitamento de materiais jogados fora.

Além disso, várias cidades estão investindo em sacolas retornáveis, em algumas virou lei municipal e as famosas “sacolinhas de supermercado” foram proibidas de ser distribuídas e circularem por aí. O uso de sacolas ecológicas diminui o impacto negativo que as outras sacolas provocam no meio ambiente. Também chamadas de ecobags, elas são feitas de algodão e não apresentam nenhum produto químico nocivo ao homem. Muitas empresas têm aproveitado a ecobag para fazer divulgação e mostrar que aderiram a causa em prol da preservação da natureza.

Medidas como essa de conscientização são medidas de curto a médio prazo, mas muito dinheiro são investidos em soluções de longo prazo como a construção de cidades ecológicas e que são a garantia de um futuro melhor. No Brasil, o título de cidade ecológica fica para Curitiba, capital do Paraná, que apresenta altos índices de sustentabilidade e campanhas ecológicas muito efetivas.

Categoria: Sustentabilidade