Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Segundo a Wikipédia: Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.

Mas afinal de contas; O que é sustentabilidade? E o que quer dizer isso?

Sustentabilidade nos dicionários estará definida como a capacidade de ser sustentável. Mesmo parecendo uma redundância; esse conceito quando aplicado em relação à atuação humana frente ao meio ambiente em que vive é plenamente compreendido e se assenta como uma luva. Nesse contexto, entendemos que sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse maio. Assim, pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.

Desta forma, pode-se dizer que um empreendimento sustentável, ele devolve ao meio ambiente todo ou parte dos recursos que processou e garante uma boa qualidade de vida as populações que nele atuam ou que vivam nas imediações ou na área afetada pelo projeto. Garantindo assim, uma longa vitalidade e um baixo impacto naquela região durante gerações. Muito além das definições, o ideal de sustentabilidade total, onde toda a influência provocada, por um agrupamento humano ou em empreendimentos; é anulado através dos procedimentos adotados ainda é muito difícil. Mesmo assim, é importante ter em mente que adotar as práticas que transformem nossa presença em determinado lugar o mais sustentável possível é a única saída para determos a degradação ambiental que estamos experimentando nos últimos anos e as graves alterações climáticas que vemos causar grandes desastres em diversas partes do planeta.

É necessário entender o que é sustentabilidade é muito mais conhecer seu significado bonito e orientado para empresas e organizações ligadas ao meio ambiente. É muito importante entender e saber que a adoção de práticas sustentáveis na vida de cada indivíduo é um fator decisivo para possibilitar a sobrevivência da raça humana e a continuidade da disponibilidade dos recursos naturais.

Ao atuarmos de forma irresponsável e queimarmos indiscriminadamente nossos recursos naturais, sem dar tempo ao planeta para se recuperar, estamos provocando a escassez de recursos necessários a nossa sobrevivência e dificultando a vida de milhões de pessoas. Um exemplo clássico disso é a falta de água potável que muitas comunidades vem enfrentando em alguns países e que, se uma forma mais grave de escassez se manifestar, acabará causando guerras pela posse e conquista das fontes de água potável remanescentes.

Se todos entendessem a importância da adoção de práticas de sustentabilidade desde muito cedo; todas essas alterações climáticas poderiam ser evitadas ou retardadas ao máximo e os recursos naturais estariam disponíveis e fartos por muito mais tempo. O que daria tempo para a humanidade buscar formas mais eficientes para resolver esses problemas em longo prazo.

Ações aparentemente simples e de pouco impacto, quando tomadas por um grande número de pessoas, tornará a sustentabilidade uma realidade palpável e real em qualquer parte onde haja a presença humana e garantirá a sobrevivência de nossa espécie por muito mais tempo.

Categoria: Sustentabilidade

300 Comentários até agora.

  1. thais aparecida da silva disse:

    vamos ter a capacidade de ensinar as pessoas o q é sustentabilide para o nosso planeta ser mais seguro e sustentavel para nos todos

  2. julia disse:

    esse conteudo é d+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    parabensssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss*

  3. beatriz fel disse:

    adorei !!!!!!!!!! agora pesquisar ficou +facil diego te amo

  4. natalia souza de lima disse:

    aii eu ameiii s2 *———–*

  5. ewelym disse:

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  6. Rick disse:

    belo texto , o mundo precisa muito da sustentabilidade

  7. vitoria disse:

    legal mais ñ tem oq eu quero mais e importante e esplicado maiis eu ñ conseguir fazer o meu trabalho pq ñ tem oq eu quero

  8. vitoria disse:

    que pagina legal interesante

  9. bia virla disse:

    obrigada me ajudou mt amanha tenho prova de redação e a redação e sobre isso vlw obg mesmo

  10. Barbara disse:

    QUE BOM QUE TODOS PENSAM DESSE MODO COM ISSO PODEMOS SALVAR O PLANETA HOJE, AMANHÃ E O FUTURO DAS NOSSAS VIDAS….

  11. jeferson disse:

    pelo amor ne vamos para de ser nerds de faculdade ,ai q muda o mundo e isssooo aiiii q muda o mundo e aquli pelo amor em gente parece aquelas meninas q ficam em casa de oculos porq niguem chama vcs pr a sair porq vcs sao as mais feias da escola ou da facul pelo amorrrrrrrrr

  12. kathleen disse:

    a é muito legal porque quase agora eu nao sabia oque sustentabilidade agora sei……..

  13. trt disse:

    adoprei feia zxoaaa

  14. Playzin disse:

    cara isso me ajudouu muito tava fazendo um deve de escola e nao sabia oq era [sustentabilidade] e descubriar hoje uhuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!

  15. matheus e jhonatan disse:

    e bem interressante e legal gostei

  16. luani disse:

    nossa que lindo amei

  17. kelly disse:

    Caranba meuu vou ter que fazer um trabalho Spobre sustentabilidade

  18. Ruam disse:

    legal gostei

  19. karoline disse:

    olá acho que precisamos sim da sustentabilidade no nosso pais,pois estamos viviendo em preucaçoes de vida ñ sustentavil mas tenho fé que vamos ter um planeta sustentavil conto com a rio +20….

  20. Larissa Nunnes disse:

    ‘ Agoora entedir o siignificado de Sustentabilidadee.
    Ela é mtt importante mesmo né’
    Mtt beem explicadoo, agoora sim não tenho mais dúvidas dessa grande e boniita palavra (Sustentabilidade)
    Beijos e sucesso :*

  21. andre disse:

    Esse site é muito emportanti mi ajudou uito sou um menino com apenas 14 anos e ganhei o concurço de sustemtapilidade estudando só esta pagina passei com 98% semdo que é 100% passei em 1º lugar vou continuar tentando já sou um adolecenti formado em sustemtabilida to na facudade de urbanização é pra maiores de 18 anos mais mi cham muito importanti sei tudo sobre sustemtabilidade qualker infiormação mi adc no meu MSN : andremikal982011@hotmail.com esse Msn é só para duvidas de sustemtabilidade ok “espero vcs lá no MSN “

  22. Fernandina disse:

    Nao da pra pq tem os postes mais lidos e nao a pra ler! Cuide disso! Nao sei se e só o meu q esta dando isso mais atrapalha!!! Me desculpe se eu estiver enganada!!!!!!!:):):):):):):):):)$)

  23. fernanda ferreira disse:

    quem sabe um dia as pessoas acordem e consigam ver o grau de seus erros em relação ao meio ambiente…tenho14 anos e estou indiginada com as desiçoes das pessoas…

  24. vanessa santana disse:

    Bem , o pais em que vivemos está e longe de sustentabilidade…. ela não e parte indiviada e sim em conjunta… e claro você também tem que fazer sua parte. nós só ouvimos falar de sustentabilidade , mais fazer que e bom nada, empresas, escolas temos que começar a trabalhar….. isso e de grande valia pra um melhor desenvolvimento da nossa sociedade , nos aspectos , financeiros e ecológico, entre outros benefícios.

  25. Jessica disse:

    mto’ bom o site d vcs, varias informações importantes! Parabéns :$

  26. Daiane disse:

    Bom…
    mto bom esse site pq explica tdo bem sertinho,so falta colocar mais coisas ai ele vai fica perfeito
    um bjo para todos

  27. brunna disse:

    bem explicativ………..parabens!!

  28. Fernanda Menezes disse:

    Esse site é muito bom.
    Até me ajudou no trabalho do meu colégio.
    Bjs!!!

  29. lucas disse:

    a dorei vou ler sobre isso mais

  30. Evellyn ohana santa quimaraes disse:

    eu gostei muito deesse sait ele me ensino oq e sustentbilidade e mais by evellyn para esse sait especial obg

  31. thamy e maura disse:

    Foi muito bom estudar sobre sustentabilidade

  32. marco braz disse:

    bom dia, ser sustentável é cada um todo dia, aproveitar da sua formar. os recursos naturais existente no planeta.

  33. isso me ajudou muito no meu trabalho sobre a sustentabilidade muiti obrigada

  34. Fábio disse:

    Muito este artigo, pois ele me ajudou a fazer o meu trabalho de escola sobre sustentabilidade.

    Excelentes dicas!

  35. Gustavo disse:

    Este artigo me deu uma boa visão sobre o que é sustentabilidade e o que podemos e devemos fazer para que possamos ter a iniciativa de se fazer uma sustentabilidade.

  36. Junior disse:

    Muito bom este blog e este artigo!

    Estava querendo ler um bom artigo sobre sustentabilidade e encontre esse artigo.

    Estão de parabéns o pessoal deste blog, que escreveram um artigo de qualidade como este que acabo de ler!

  37. Raquel Nunes disse:

    Rafael

    Leia mais sobre sustentabilidade neste artigo: http://www.ecologiaurbana.com.br/sustentabilidade/o-que-e-sustentabilidade/

  38. Ana disse:

    Adorei,sustentabilidade já !!!!

  39. [...] nanotecnologia tem dado fartas provas de que a sustentabilidade, mais uma vez, depende da nossa capacidade de fazer surgir tecnologias que não agridam o meio onde [...]

  40. Raquel Nunes disse:

    Ana Lúcia

    Veja mais sobre sustentabilidade neste artigo: http://www.ecologiaurbana.com.br/categoria/sustentabilidade/

  41. Raquel Nunes disse:

    XCMGOSEIRDH

    Leia mais sobre sustentabilidade no artigo: http://www.ecologiaurbana.com.br/categoria/sustentabilidade/

  42. Raquel Nunes disse:

    Sandrinha

    Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras,e que precisou da vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.
    Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.

  43. Raquel Nunes disse:

    Neji

    Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras,e que precisou da vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.
    Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.

  44. Extremamente vital para as proximas gerações

  45. Aline Pereira disse:

    legal esse trem de sustentabilidade maneiro adoroooooooo d+……..

  46. Aline Pereira disse:

    adorei

  47. agora posso me refletir obrigado!

  48. Bom têmestudos para termos um mundo sustentável, mas não quero fazer parte do que fazem amaioria das pessoas, só falarem.

  49. Lidiane Dutra disse:

    E também aprender bem o Português!

Deixe um Comentário