Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Potinho feijão algodão

Uma das formas mais antigas e divertidas de aprender a respeitar a natureza é observar as plantas e os animais. Foi desta forma que nossos antepassados descobriram como funciona o ciclo de vida da nossa fauna e flora. Trazendo esta atividade para a escola ou para a família é possível ensinar para as crianças os estágios de crescimento das plantas, como a do feijão, por exemplo.

Para realizar esta experiência são necessários:

– um copinho descartável (pode ser de água ou café, ou também uma embalagem lavada de plástico como as de iogurte e as de margarina);
– uma bolinha de algodão esterilizada (a bolinha deve ser do tamanho ideal para forrar o fundo do recipiente em que será plantado);
– um grão de feijão;
– água.

Plantar feijão no algodão é simples, e as crianças adoram acompanhar o processo e ver a semente brotando. Para plantar, forre o fundo do copo com algodão umedecido, coloque a semente de feijão e deixe o copo em local iluminado. Mantenha o algodão sempre úmido, molhando, aos poucos, durante a evolução da semente.

Nos primeiros dois ou três dias é normal que nada aconteça, apenas uma mudança de cor no algodão. A próxima etapa observada será o feijão um pouco enrugado. Depois que o feijão enruga, ele germina, fase que desperta a atenção das crianças. Mais alguns dias e é possível observar as raízes e o caule do feijão, até se formar a primeira folha. Para que o processo ocorra sem problemas o algodão não pode ficar seco, o feijão não pode tomar muito sol e é preciso tomar cuidado com insetos, que podem entrar no copo.

Quando o feijão atingir cerca de 20 cm é importante lembrar que ele deve ser retirado do recipiente, que não é mais um ambiente com nutrientes suficientes para o seu crescimento. Para fazer esta mudança, procure um lugar adequado – que pode ser no jardim ou em um vaso – e cave um buraco de aproximadamente 10 cm. Coloque o feijão e cubra as raízes com terra e não se esqueça de continuar regando.

Observar e aprender com a natureza é uma atividade extremamente divertida e importante na formação das crianças. Então faça esta experiência e ajude-as a enriquecer seu conhecimento.

Categoria: Conscientização