A iluminação inteligente é aquela que ultrapassa o tradicional conceito de iluminação, onde as luzes ou o funcionamento de aparelhos dependem da ativação por um interruptor. Nesse novo tipo de iluminação, tanto a ativação quando a regulagem são feitas deforma automática, geralmente por sensores de presença.
O primeiro modelo de interruptor inteligente foi lançado no Brasil em 2010. Batizado de Nereya pela fabricante Pial Legrand, o dispositivo executa por controle remoto operações de acendimento, apagamento e variação de intensidade, tanto em lâmpadas comuns quanto em persianas.
Conheça os Principais Tipos de Funcionamento da Iluminação Inteligente
Nesse tipo de iluminação, o funcionamento pode variar de acordo com o propósito de cada aparelho. De maneira geral, os sensores de movimento ou presença acionam as lâmpadas ou aparelhos como luminárias, por exemplo. A intensidade da iluminação também é avaliada por esses sensores, de acordo com a necessidade de cada ambiente.
Iluminação Inteligente Também Gera Economia
Um dos diferenciais da iluminação inteligente é a economia de energia que ela proporciona. Como o acendimento ou a intensidade são reguladas para atender à necessidade do ambiente, o desperdício é reduzido a quase zero. Estudos do Grupo Legrand e de outras empresas indicam uma economia de 35% no consumo de energia em uma residência através do uso automatizado da iluminação e do ar-condicionado, por exemplo.
Velas LED são Tendência para Iluminação Inteligente de Ambientes
As velas de LED não possuem chama. Em seu lugar, um dispositivo de iluminação em LED alimentado por uma bateria é utilizado para propiciar a luminosidade certa para o ambiente, bastante parecida com as chamas normais. Além de evitar acidentes, essas velas possuem diversos benefícios, como o longo tempo de duração, regulagem de intensidade de acordo com o ambiente e baterias recarregáveis que podem durar até 14.000 horas. Ainda, a lâmpada LED tem uma economia de até 95% em comparação às incandescentes.
A Sustentabilidade Pode Ajudar o Planeta
Como a questão energética é um dos temas mais importantes quando se fala em sustentabilidade, dispositivos como os sensores de presença para acionamento e regulagem da iluminação do ambiente, assim como o LED, são vitais para haver conscientização nos hábitos da população a fim de atingirmos um desenvolvimento sustentável.