Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Furação Sandy

Não é segredo para ninguém que, nos últimos anos, o mundo vem passando por diversas e profundas mudanças climáticas. É possível visualizar isso por meio das temperaturas cada vez mais altas, o degelo das principais cordilheiras do mundo e os constantes desastres naturais que atingem inúmeros países todos os anos. Para um grande número de cientistas, todos esses acontecimentos são consequências diretas do aquecimento global.

Como exemplo mais recente está o furação Sandy, um tornado tropical que atingiu países como Cuba, Jamaica, Haiti, Bahamas, Nova Jersey, República Dominicana e Nova Iorque. Durante sua passagem, o fenômeno atingiu a velocidade de até 130Km/h deixando milhões de pessoas sem energia, pacientes fora de hospitais, centenas de mortos, prejuízo de bilhões de dólares, pânico e muito estresse em aeroportos ao redor do mundo.

No estado americano, o que se comenta é que o furacão Sandy superou todas as expectativas e causou ainda mais perdas que o Irene, o qual alcançou o país em 2011. Já se considera que ele pode ser o maior furacão existente na história do Atlântico.

Após o período mais crítico, aos poucos, o governo americano começa a reconstruir tudo o que foi destruído pelo fenômeno natural. Hoje, boa parte dos serviços que ficaram paralisados foram retomados, como o transporte rodoviário, funcionamento de postos de gasolina, reabertura da bolsa de Nova Iorque e de aeroportos, volta às aulas, entre outros. Entretanto, apesar de alguns setores já terem retomado o funcionamento, ainda são muitas as casas que continuam sem energia, por exemplo. Estima-se que os custos de reconstrução de todas as áreas prejudicadas girem em torno de US$ 30 bilhões a US$ 40 bilhões.

E, no final, a pergunta que fica é: será que tudo isso poderia ser evitado se o mundo, de forma geral, tivesse consciência e adotasse atitudes sustentáveis, como sugere a área de ecologia urbana? A resposta exata para essa questão nunca poderá ser dada com exatidão, mas, sem dúvidas, são necessárias mudanças rápidas em relação ao modo como se utiliza os recursos naturais a fim de que eles sejam conservados e aproveitados da melhor maneira.

Categoria: Conscientização