Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Residuos Eletrônicos

Resíduos eletrônicos ou lixo eletrônico são aparelhos que não funcionam mais, como computadores, impressoras, televisores, celulares, geladeiras e outros.

REEE (Resíduos de Equipamentos Eletro Eletrônicos) é o termo usado para classificar equipamentos eletroeletrônicos quando acaba sua vida útil. A classificação dos equipamentos pode ser feita por meio do site da comunidade europeia. Todo lixo eletrônico que não tem mais utilidade deve ser recolhido de maneira correta e, depois, enviado a empresas capacitadas na reciclagem dos materiais.

O lixo eletrônico não deve ser descartado da forma comum, pois os materiais usados na fabricação desses equipamentos são altamente tóxicos para os seres humanos e para o meio ambiente, quando a manipulação e o processamento desse lixo são feitos de maneira incorreta. Os principais contaminantes presentes nos eletroeletrônicos são Arsênico, Bário, Berílio, Retardante de chama promados, Cádmio, CFCs (clorofluorcarbonos), Cromo, Dioxinas, Chumbo, Mercúrio, Cloreto de Polivinila (PVC), Selênio, prata e ouro (fazem parte do circuito).

O processo de reciclagem do lixo eletrônico é chamado de manufatura reversa, o qual consiste em desmontar todo o material que foi reciclado, separar parte por parte dos produtos, extraindo diferentes elementos de cada um, e destinar cada elemento extraído dos equipamentos a empresas capacitadas. Existem máquinas que promovem a separação dos componentes e outros processos em que é utilizada a mão de obra de trabalhadores.

O mais importante, porém, é que a população tenha conscientização de separar o lixo comum do lixo eletrônico. Assim, estaremos contribuindo com a preservação da natureza e protegendo a sociedade de qualquer contaminação.

Hoje em dia, existe uma nova área de estudo dentro da ecologia, chamada ecologia urbana, que promove estudos ambientais e procura entender os sistemas naturais dentro das áreas urbanas, como a interação de plantas, dos animais e dos seres humanos.

Categoria: Conscientização