Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Lapis Ecologico

O lápis de madeira feito a partir de árvore de mata vem perdendo espaço com o público. O aumento da preferência pelo produto de madeira reflorestada é reflexo da crescente conscientização do consumidor em relação aos cuidados necessários com o meio ambiente, e que assim passa a verificar a preocupação das indústrias com a preservação ambiental antes de comprar o produto.

Economia a Médio e Longo Prazo

Inicialmente, produzir lápis a partir de madeira reflorestada necessita investimento. Entretanto, com tal medida, logo ocorre redução de custos em relação à produção do lápis de madeira comum porque, além de todos os materiais serem reaproveitados, o gasto de energia elétrica empregado na produção é imensamente menor.

Empresas Brasileiras dão Exemplo

Cada vez mais cientes da importância da sustentabilidade nos processos de produção, empresas brasileiras, como a Faber Castell, dão exemplo no assunto conservação ambiental. A empresa produz seus lápis apenas com madeira plantada e programas de reciclagem em todas as fábricas.

Faber Castel

Plantar o Lápis

Uma grande ideia para a preservação do meio ambiente é o lápis “sprout”. É um lápis que, ao invés da borracha em sua base, possui sementes em cápsulas. Quando restar apenas um pedaço do produto, sem possibilidade de uso, a base com as sementes – em opções variadas – pode ser plantada em um vaso e se transformar em verduras, ervas e até flores.

Plantar Lápis

Antes Lixo, Agora Bijuteria

Para quem não sabe o que fazer com os pedacinhos de lápis que sobram após longo tempo de utilização, agora tem uma alternativa. Estes materiais podem ser transformados em coloridas bijuterias: basta furar o produto e, com o auxílio de uma linha de náilon, cola e muita criatividade, é possível desenvolver belíssimas peças.

Bijuteria de Lápis

Muito Mais Cor Para o Seu Ambiente

Também se pode construir um belo painel decorativo com as pontas de lápis que não são mais usadas, e que eram descartadas. Quando colocadas lado ao lado, ou em formas variadas, o resultado é uma decoração moderna e bastante alegre.

Painel Decorativo

Reutilize você também

A reutilização do lápis é um gesto simples, mas que é capaz de contribuir com a conservação dos recursos naturais em todo o planeta. Os toquinhos de lápis, que antes eram lixo, ganham vida nova e podem se transformar em vários objetos, como os artefatos de decoração, e muitas outras coisas que a criatividade permitir.

Categoria: Conscientização