Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Rio +20

Rio +20 é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS).  A primeira reunião das Nações Unidas aconteceu em 1972, em Estocolmo, na Suécia. O objetivo era discutir melhores condições de vida para os menos favorecidos e para a conservação ambiental, o que resultou em um documento com 28 princípios sobre economia e preservação do meio ambiente. Este ano, essa reunião da ONU aconteceu no mês de junho, no Rio de Janeiro.

A CNUDS tem acontecido de 10 em 10 e é considerada o maior evento realizado pelas Nações Unidas. Na conferência Rio + 20, estiveram reunidas 190 nações, cujos representantes discutiram melhores condições sociais e ambientais a fim de criar soluções e metas para enfrentar alguns problemas, como desigualdade social, falta de moradia, de água potável, de alimentos e de saneamento básico, desmatamento da Amazônia, poluição dos oceanos, desemprego e ecologia urbana.

A ecologia urbana é uma nova área de pesquisa ambiental. Ela estuda a relação do meio ambiente dentro das áreas urbanas e a interação entre os seres humanos, os animais e as plantas. Esses estudos são feitos com o objetivo de entender como eles são afetados por fatores como poluição.

O principal tema da conferência Rio + 20 foi sustentabilidade, mas o que é sustentabilidade? Esse conceito visa promover a conscientização da importância de utilizar recursos naturais ou não naturais de forma que o equilíbrio entre o meio ambiente, os seres humanos e toda a biosfera não seja afetado.
No final da conferência Rio + 20, os 188 representantes dos países que participaram do Rio + 20 aprovaram um documento intitulado “O Futuro que Queremos”. Esse documento trate-se de um conjunto de metas e planos para o desenvolvimento social e ambiental de forma consciente.

Categoria: Conscientização