Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em meio ambiente como nos dias de hoje. E é mesmo importante que as pessoas compreendam que a importância de se conservar os recursos naturais e levar uma vida mais condizente com a capacidade de produção e renovação dos recursos planetários é nossa única chance de continuarmos ainda por um longo tempo por aqui. Contudo, o que muitos esquecem é de que nada adianta um meio ambiente cuidado e vigiado; bem como empreendimentos voltados para a preservação ambiental e para a sustentabilidade, se não forem observadas a manutenção e o oferecimento das condições mais básicas de vida para as populações inseridas no contexto desse mesmo meio ambiente.

Para isso, a necessidade de ampliar-se a sustentabilidade ambiental para que alcançasse também as pessoas; deu surgimento ao termo sustentabilidade social. Sim, porque da mesma forma que é necessário preservar os recursos ambientais de uma determinada região; é necessário que as pessoas que nela vivem o façam de forma completa e satisfatória. Desta forma, os habitantes locais serão muito mais facilmente permeáveis às idéias conservacionistas e se dedicarão com muito mais afinco a conservação e a evolução de comportamentos e tradições mais responsáveis em relação ao meio ambiente que as cerca. Pois onde há miséria; carências de toda espécie; pobreza extrema e a falta das mais básicas condições de vida; é impossível exigir-se, ou sequer sonhar, que as pessoas envolvidas nesse mar de carências se preocupem com a preservação do que quer que seja. Afinal de contas; ninguém pode se preocupar com o perigo de extinção do pássaro “negro de quatro olhos”; enquanto morre de fome a míngua e o pássaro dá um “caldo gostoso”.

Por isso, todo o planejamento para tornar um determinado empreendimento sustentável deve, antes de qualquer coisa, levar em consideração a aplicação da sustentabilidade social. Perceber a importância desse fator e desse imperativo, é a diferença entre o sucesso e o fracasso de quaisquer políticas ambientais que se deseje implantar. E compreender o quão difícil é preocupar-se com o ambiente e com a conservação da natureza enquanto se morre de fome; caminha-se no esgoto e bebe-se da água mais poluída possível; é a chave para o sucesso desses projetos. Assim, a sustentabilidade social deve preceder qualquer outra prática.

No entanto, nem sempre é assim que acontece. Muitos governos e empresas jogam determinações para serem cumpridas de “cima para baixo” e sem entender a realidade que aflige determinado grupo humano. Um exemplo bem claro disso é o que ocorre na Amazônia. Proíbem-se as madeireiras e se deseja combater a exploração ilegal do lugar. Contudo, não se criam oportunidades de emprego e renda nas cidades que estão as margens da floresta e, muito menos, nas que estão localizadas dentro dessas áreas. O resultado é líquido e certo: Entre morrer de fome e deixar a floresta vicejar ou aceitar o emprego na madeireira; botar as árvores a baixo e ir dormir todos os dias com a barriga cheia e aquecida; qual opção você escolheria? E é exatamente o que ocorre por lá. O povo inverteu a “ordem natural das coisas” e aliou-se aos criminosos; pois eles são a sua única fonte de renda e de sustento no meio da selva. Quando chegam os órgãos governamentais de meio ambiente e combatem as madeireiras; eles é que são considerados os inimigos.

Se os preceitos de sustentabilidade social tivessem sido aplicados por lá; a história com toda a certeza seria muito diferente e o governo federal teria o apoio quase total dos moradores e habitantes daquela região.

Essa é a importância e a relevância que deve ser dada e a urgência com que esse conceito deve ser debatido e introduzido o mais rapidamente possível em todas as deliberações que tenham o tema sustentabilidade como pauta.

Sustentabilidade social é; e sempre será o início de qualquer projeto de sustentabilidade econômica ou ambiental que se preze.

Categoria: Sustentabilidade

28 Comentários até agora.

  1. […] se tem falado de sustentabilidade, sustentabilidade empresarial, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, mas tudo isso só se torna possível diante de atitudes sustentáveis. […]

  2. Marcelo disse:

    A sustentabilidade social é a chave para a mudança na evolução e desenvolvimento das sociedades. Não podemos encarar a sustentabilidade apenas como soluções independentes para problemas ecológicos, e sim repensar nossos padrões de produção e consumo que são cada vez maiores. O desenvolvimento sustentável das sociedades vai se dar através de um longo período de transição e apartir de uma aprendizagem social. Nós devemos divulgar estas idéias e implementar esses novos meios. Ezio Manzini, na Italia, tem interessantes teorias e métodos para serem desenvolvidos novos meios de consumo para uma sociedade mais sustentável.

  3. Raquel Nunes disse:

    Oi Marcelo,

    Assino em baixo o que você acaba de dizer.
    O duro é tentar fazer esta revolução em um país corrupto e indiferente aos problemas socias e ambientais, mas temos que seguir na luta para conseguirmos a reestruturação social e ambiental necessária para garantirmos um futuro para os nossos filhos!

    Bjinhos volte sempre!

  4. Bruno disse:

    Raquel, gostei demais deste e de outros artigos de seu blog. Sou editor de um portal on-line gostaria de convidar você a ser uma de nossas colunistas. Há algum fone ou email particular em que eu possa falar com vc?

    Grande abraço e parabéns, por se importar, e agir!!!!

    Bruno.

  5. hevellyn disse:

    todos nois precisamos ter a consiencia de nossos erros e
    e ter a sustentabilidade de nossos pensamentos do nosso agir.

    o caminho é vc acreditar que vc pode e vencer

  6. LaidyLaura disse:

    olá
    Gostei muito desse artigo, pois, estou fazendo um estudo acerca do assunto e foi de grande valia o seu ponto de vista sobre o que vem a ser realmente a Sustentabilidade Social. Um abração. Palmas TO.

  7. Antonio Simoes disse:

    Pois , não é só em um pais corrupto e indiferente … mas sim em todos os paises .. o problema está na raça humana ; que optou por ser destruidora de tudo o que é natural . A luta deverá ser contra os valores errados que a sociedade de consumo burguesa nos oferece .. eles estão a trabalhar constantemente para criarem trabalho precário para os ditos pobres que eles exploram … devemos é Sabotar os apelos deles ao consumo … a todos os tipos de consumo … só assim estaremos a criar um futuro para as geraçoes vindoras e a criar algumas possibilidades para o desenvolvimento sustentado .. temos de ser racionais e não consumir os recursos que pertencem aos ecossistemas … e , sem eles não será possivel a vida na terra ; temos de preservar as florestas ,os rios ,os mares e o ar .. isso é que é o importante para o homem enão nos preocupar-mos com o que ire-mos comer … todo aquele que pensa o que irá comer ? é porque certamente nunca produzioabsolutamente nada de util para si ou para a sociedade . Todo o pobre será sempre pobre se não encontrar o caminho para se Libertar dos valores errados . um Abraço a todos aqueles que fazem algo contra o sistema ..

  8. NETHYHO disse:

    SUSTENTABILIDADE SOCIAL E MAIS LOKO

  9. valéria disse:

    Gostei muito deste artigo pois vc mim deu a luz que precisava para meu artigo cientifico. Um grande abraço. Vitória- PE

  10. vania disse:

    consiencia é a palhavra chave,devemos cobrar das autoridades um envestimento maior nesse sentido,aproveiter tantos meios existentes para que sejam explorados na comcientizacão da sociedade,não somente mostrar sutilmente como acontece em determinadas propagandas e sim ser mais direto,deve se mostrar que não pode derrubar arvores ou jogar lixo no chão e porque não pode.O ser humano só entende quando lhe é mostrado claramente.Os vicius ruins que trazemos da infacia pode ser mudado,mas tem que se ter enteresse nessa mudança.Nos só sabemos dar o que recebemos.Se recebemos valores bons,vamos ensinar valores bons,se temos consiencia ecologica vamos ensinar as pessoas a terem tambem.Se nossos pais ou avós não tiveram o privilegio de nos ensinar essa conciencia ,ensinemos nos a eles.A partir do momento que nascemos aprendemos costantemente ,mas tambem ensinamos constatemente.

  11. Vera Azevedo disse:

    Sinceramente quero agradecer de coração,pois o artigo me deu uma grande luz e me levou ter a certeza e tirar as duvida que tinha em relação ao tema. Um forte abraço e fique com DEUS. Vera = RN

  12. Rogério Ferreira disse:

    O agricultor planta uma semente e pretende colher uma vagem com oito a dez sementes.
    Isso é lucro? Isso é impróprio?
    A empresa que não paga as contas fecha!
    Mas investimentos públicos, sobretudo na área social, não precisam comprovar retornos; pois o lucro é impróprio aos olhos da esquerda.
    E assim não emancipam os pequenos, e garantem a ciranda viciosa, atendendo ao interesse dos oligopólios.

  13. […] No Brasil há uma iniciativa muito bacana de reutilização de edifícios abandonados no centro das grandes cidades para habitação social: o nome do projeto é Moradia Central e tem como princípio a revitalização de imóveis degradados e a diminuição do deslocamento moradia-trabalho, que consome cada dia mais tempo e energia. Essa inclusão da população de baixa renda no acesso às cidades é uma forma de sustentabilidade: social. […]

  14. Victória Fidalgo disse:

    Gostei muito do seu texto, ele está bem compatível com as características da sociedade atual, mas eu gostaria de uma ajuda. Tenho que realizar um trabalho sobre sustentabilidade social que vale ponto, estou cheia de ideias na cabeça mas nem sei por onde começar, tenho que formular um projeto, mas estou meio perdida, poderia me ajudar me respondendo por email? Ficarei muito agradecida.
    abraços

  15. […] de consumo e de desperdício em que vivemos. Mudar para sobreviver é nossa única opção e a sustentabilidade social, ambiental e empresarial são as únicas alternativas a […]

  16. […] de consumo e de desperdício em que vivemos. Mudar para sobreviver é nossa única opção e a sustentabilidade social, ambiental e empresarial são as únicas alternativas a […]

  17. […] de consumo e de desperdício em que vivemos. Mudar para sobreviver é nossa única opção e a sustentabilidade social, ambiental e empresarial são as únicas alternativas a extinção. Camiseta Feita de Pet, […]

  18. lorrayne disse:

    oii gostei muito desse artigo por que quanto mais programas sobre a sustentabilidade tiver mais as pessoas vao aprender que precisamos preserva a natureza apesar que tem muitas pessoas que nem ta dando a importancia pro meio ambiente .so qurem saber de lucro so dam atencao guando se trata de ganhar dinheiro ,mas fico feliz que ainda tem gente que se importa com o meio ambiente por nao vivemos sem ele …….
    muito obrigado….
    vitória -ES

  19. jamires disse:

    Seu artigo me ajudou bastante pois estou fazendo uma feira de cultura e o tema da minha equipe é sustentabilidade social seu artigo turou algumas duvidas que até então eu tinha

  20. Pequenas ações ao nosso redor, valorizar o que tem importância, aprender, ensinar, propagar, irradiar, se tornar útil a quem quer que seja, amar a vida e aos outros, é tão simples e tão limpo !

  21. Pois é, é necessário despertar a população e inseri-la nesse contexto da sustentabilidade social!!

  22. Neide Silva disse:

    Amei a materia, quero muito aprender e ensinar aos que estao ao meu redor a conscientizar se que precisamos nos unir para proporcionar para o planeta mais vida e automaticamente a nos mesmos.

  23. Sustentabilidade Social – Um dos tópicos da minha Pós-Graduação em Gestão Pública

  24. Uhumm… fazendo pós no fds… sei…

  25. Devagar… não no ritmo q eu queria… mas já é um bom começo! rsrsrs. "Bora" fazer a sua tb?! Ânimo menina!!!

  26. Ana Pavão disse:

    Gostaria do email do responsável pelo blog, não localizei nenhum meio de contato no site… Abs!

Deixe um Comentário