Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

O planeta atravessa grandes transformações causadas pela poluição e pela ação do homem na natureza. O crescimento dos problemas e a freqüência cada vez maior de catástrofes ambientais fizeram com que a população em geral acordasse para o grave momento em que vivemos.

No entanto, as corporações comerciais e os grandes grupos econômicos ainda estão reticentes e avessos em abraçarem a causa ambiental de forma efetiva e aberta. Temendo sofrerem perdas em seus ganhos e nos valores de suas empresas, restringem o acesso a informações e se empenham, a todo custo, para que o estado de coisas reinante se mantenha como está. A maior prova disso, especialmente aqui no Brasil, é sentida sempre que uma organização educacional ou ligada a algum setor produtivo que esteja mais preocupado com o andamento da situação ambiental é oferecido. A quantidade de pessoas ligadas a esses grupos ou de gestores de empresas que tenham poder de decisão é sempre ínfima ou nenhuma.

Mesmo sabendo que a omissão e o descaso como meio ambiente pode fazer com que a possibilidade de ganhar dinheiro e manter os lucros que retiram da natureza evaporarem; os gestores e empresas de todos os setores (inclusive os que mais se beneficiariam), simplesmente ignoram a realização de qualquer curso de sustentabilidade ou de qualquer outra manifestação da sociedade organizada nessa área. Parece que quere ignorar o problema e, como avestruzes, esconderem as cabeças até que o problema passe. Infelizmente, quando o problema “passar”; pode ser que a raça humana tenha “passado” também.

O que as empresas e grandes corporações com seus empresários bilionários parecem não entender, é que os problemas que vemos se manifestando hoje poderão levar a cabo a vida como conhecemos. Sentados em suas cadeiras macias e em seus escritórios equipados e confortáveis; esquecem que o planeta agoniza e dá claros sinais de que está esgotando sua capacidade de nos sustentar.

Freqüentar um curso de sustentabilidade daria uma visão totalmente diferente de situações e de meios pelos quais poderiam manter seus lucros e seus empreendimentos e, ainda sim, capacitar o planeta para resistir ao assédio constante das gerações atuais e futuras da raça humana. Mantendo um convívio muito mais harmônico e eficiente com a biosfera que nos circunda.

Aprender sobre as mudanças climáticas que estamos experimentando, a gestão empresarial voltada para a sustentabilidade dos recursos naturais e dos sistemas produtivos; além de entender como devem efetuar um planejamento de seus empreendimentos e negócios de forma eficiente e de forma a garantir uma maior durabilidade e melhores condições de vida para as populações em geral. Esses temas; abordados num curso de sustentabilidade, seriam de suma importância para criar nas corporações e nas empresas, uma real mentalidade conservacionista e previdente quanto às condições de vida das pessoas no futuro.

Além disso, essa tarefa de fomentar as boas práticas ambientais e de difusão de uma “inteligência sustentável” ficaria muito bem a cargo de grandes corporações e de sua eficiência na efetivação de qualquer projeto. É realmente uma pena que nossos empresários sejam tão avessos a um curso de sustentabilidade, como são com a idéia de justiça social.

Categoria: Sustentabilidade