Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

madeira reciclávelA natureza já deu indícios de que já não está mais suportando tantos abusos cometidos pelo ser humano. É por este motivo que a sustentabilidade está presente não só nas questões ambientais, mas também nas sociais e econômicas. Entretanto, no aspecto ambiental, a sustentabilidade exerce um importante papel. Visando a proteção do meio ambiente, este sistema propõe ações preventivas, contribuindo em benefício da natureza.

Tomemos como exemplo a madeira. Existem duas alternativas mais recomendadas para o seu uso de forma sustentável. São as madeiras certificadas e as madeiras alternativas as mais indicadas para comercialização e consumo.

Neste contexto, a reciclagem da madeira consumida no planeta é vital para que a natureza seja preservada. Basta criatividade e disponibilidade para reaproveitar as madeiras. É importante ressaltar que além de poder transformar madeira em lindos e interessantes objetos, essa atitude de reciclagem ajuda a contribuir para uma natureza mais protegida.

Afinal, o que fazer com as madeiras que não estão sendo utilizadas? Como aproveitá-las? É muito simples. Basta deixar a imaginação fluir e colocar a idealização em prática. Outra dica interessante é procurar os serviços de um marceneiro, que pode criar objetos interessantes e muito bem feitos.

Gavetas velhas de guarda-roupa já se transformaram em um lindo violino. Esse móvel foi descartado em terreno baldio e se transformou em música e arte. Madeiras velhas podem se converter em peças artesanais de primeira, como caixa de bijuterias, porta-retrato, e, também, utensílios para cozinha, como jogo americano com espetos e bandejas.

Agora, se a intenção for mais ousada, o jeito é terceirizar o serviço de empresas especializadas ou até mesmo de um marceneiro. Assim, é possível ver madeiras velhas se transformando em móveis modernos e com design arrojado.

Categoria: Sustentabilidade