Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Certamente você já ouviu essas palavras diversas vezes. Mas, você sabe o que elas realmente significam? Sustentabilidade é um conceito que vem tomando força nos últimos anos. O ser humano sempre vem explorando o mundo em que vive e extraindo dele tudo o que precisa para sobreviver. Mas, nos últimos séculos, ele vem tirando muito mais do que realmente precisaria e o pior; vêm jogando no planeta os mais diversos tipos de veneno e de resíduos perigosos frutos de suas atividades econômicas.

É mais ou menos como se você jogasse veneno na comida que você tem em casa ou na água que você bebe. Mesmo que fosse um pouquinho de cada vez, uma hora ou outra você acabaria morrendo. E é exatamente isso que o ser humano estranhamente vem fazendo com o planeta em que vive e do qual depende inteiramente. Algo que, se analisarmos muito bem; veremos que é um comportamento totalmente louco e suicida. Para termos um planeta sustentável é necessária uma mudança de postura.

Mesmo que as pessoas desejem consumir cada vez mais e mais; o planeta começou a dar recados cada vez mais óbvios de que não suportaria esse ritmo de consumo e de degradação dos recursos naturais por muito mais tempo. Cataclismas de toda ordem começaram a acontecer ao redor do mundo e sinais evidentes de desgaste e de alterações climáticas perigosas acenderam as luzes vermelhas de perigo nas mentes dos cientistas.

Por sua vez, esses cientistas, começaram a falar e a mostrar que se a humanidade continuasse com a sua loucura consumista, nosso planeta não duraria por muito mais tempo ou acabaria por expulsar nossa forma de vida como se fosse uma doença. Assim, essas vozes começaram a encontrar eco entre membros influentes da sociedade e até entre pessoas comuns. Com isso, a idéia de que deveríamos cuidar melhor da dádiva que recebemos, ou seja ter um planeta sustentável, e a constatação óbvia de que temos apenas um planeta e que devemos poupar nossos recursos naturais usando-os com mais racionalidade tomou forma.

Nascia assim o conceito de Planeta Sustentável. Um conjunto de práticas, procedimentos e formas de agir que permitam que os recursos naturais se renovem ou que durem por muitas e muitas gerações. Dando a possibilidade de nossa espécie viver por mais tempo e garantir que haverá a esperança de que um dia; poderemos evoluir o suficiente para alcançar as estrelas em busca de mais recursos.

Assim, planeta sustentável é muito mais do que um simples conceito bonitinho ou voltado para pessoas “cabeça” ou para ativistas do meio ambiente. É pura questão de sobrevivência. Garantir que um planeta mais sustentável seja uma realidade, pessoas; governos e empresas devem unir esforços para aprender e aplicar essas técnicas e procedimentos desenvolvidos, ao longo desse aprendizado, para garantir a continuidade da vida em nossa maravilhosa bola azul.

E garantir o uso racional dos recursos naturais de nosso planeta para que seja um planeta sustentável, não é nada complexo e nem precisa de recursos pesados. Basta usar as fontes de energia de forma mais racional e econômica; usar e reutilizar a água da chuva; tratar nossos resíduos e esgotos de forma adequada e completamente e promover uma convivência mais harmônica entre os diversos grupos humanos que compartilham nosso mundo.

35 Comentários até agora.

  1. [...] um planeta sustentável depende de criar um entendimento junto as grandes massas e aos governantes de forma a implantar a [...]

  2. Luiz Antonio de Oliveira disse:

    Este entendimento junto as grandes massas, para mim nunca vai ocorrer, olugro cada vez nais tomo a frente de qualquer inniciatiav para o bem do Planeta Terra.
    Quem sabe um outro evento de grandes propoções mude os conseitos de sobrevivencia.

    Se encontrasse um aliem na minha frente , eu toparia ir com elel para os confins do universo

  3. [...] graças ao grande sucesso de público e a aceitação e o entendimento cabal das massas de que o planeta pedia socorro e que, se não respondêssemos a esse chamado, a conseqüência óbvia e final seria [...]

  4. [...] e com a forma como as gerações futuras viverão e se sustentarão num futuro próximo em nosso planeta que mostra claros sinais de degradação ambiental e já mostra indícios de que os recursos [...]

  5. fernando martincues pacchioni disse:

    todos devemos ajudar a preservar o nosso planeta nao importa como mas devemos

  6. Gostaria muito de fazer parte de vosso caminho ecologico com um elemento que em pouco tempo será sustituido por conta do aquecimento global, da
    polução, e principalmente pela economia sustentavel que ele representa .
    a luz sustentavel mudará toda a iluminação do planeta , e nosso Brasil terá
    um papel importante, pois a luz sólida (L.E.D.S) pode ja mudar sem problemas
    todas as lampadas existentes, desde uma lanterna ou balizador, até o mais
    complicada iluminação de transporte, casas, industria, urbana, publica, ect .
    Ricardo Olsson
    engenheiro fisico

  7. Efigênia Oliveira disse:

    Modificar as mentes viciadas em ostentação e imitação, não é tarefa fácil. No Brasil, quem manda nas pessoas é a mídia, que vive da propaganda, não importando quantos corromper por dia! Mas não importa, faço a minha parte, mesmo sentindo que ser educador ambientalista às vezes doi um tantãoooo!

  8. Maria de Fatima Ribeiro Ramos disse:

    vejo diariamente na tv, jornais e revistas, noticias sobre como melhorar o nosso planeta, o meio ambiente, o ecosistema, enfim, falam da preservaçao do planeta, ha muitas coisas para serem feitas e pouco discurso por parte de quem deveria efetivamente fazer muito mais “o governo” por meio das politicas publicas direcionadas para melhorar o nosso “espaço” o nosso “cantinho” o nosso “planetinha” que pede “socorro” e que precisa ser visto com outro “olhar” com outros “olhos” e diante desse “olhar” dar realmente condiçoes da auto sustentabilidade para muitas familias carentes, sem emprego, como forma de beneficio de geraçao de empregos e renda e contribuir com o progresso e o desenvolvimento do país, sem destruir o meio ambiente e sim deixa-lo mais “limpo” , bonito e com mais qualidade de vida. Estou fazendo a minha parte e meus filhos tambem! quero o meu planeta saudavel, saindo da U.T.I.!

  9. angelina nilcélia da silva disse:

    eu acho que para relamente o mundo chegar a ser um planeta sustentável, cada um deve fazer a sua parte, e a principal delas é a preservação da natureza.

  10. Rogerio Borges disse:

    É bom lembrar a todos que no futuro não muito distantes essas crianças, que será a futura geração irá nos culpar muito por ter deixado à elas este planeta, tão escaço dos recursos naturais.
    Então vamos fazer a nossa parte.

  11. parabens,conte comigo p/este trabalho.

  12. estou feliz em encontrar um lugar onde posso deixar minha opinião sobre uma situação tão importante,conte comigo.

  13. ronaldo disse:

    Tudo é uma questão de mudar o modo de vida,como as pessoas tratam o lixo de suas casas.E muito mais do que dever dos pais questionar seus filhos sobre esses assuntos sobre um planeta sustentável.

  14. simone disse:

    o planeta neo esta como deveria so eu fazendo o dever de todos nao da ne
    como diz minha avo uma andorinha so nao faz verao

  15. vagner disse:

    Boa tarde.

    peço Autorização para uso dos postes de seu blog em nosso material de conscientização urbana sobre sustentabilidade em contra partida divulgamos seu site em nosso material em todos os postes com conteúdo de seu site.

  16. Luciene Gomes Maia disse:

    A Sustentabilidade do Planeta depende da Educação do povo,desde a tenra idade,para construir a consciência cidadã que dá suporte para uma vida digna,onde cada um faz a sua parte.

  17. iago disse:

    adorei ;s qse morro de escrever

  18. efigenia oliveira disse:

    Os governantes só mudaram suas atitudes quando o povo acreditar que “todo poder emana do povo e por ele deve ser exercido”; quando o maior número de pessoas entenderem que os políticos dependem de nós, aí então, o povo dá as coordenadas, exigem o que quer, o que é preciso. Não esperem que as mudanças ocorram em âmbito do governo…

  19. jaciele disse:

    temos que ser responsaveis pelo nosso pais

  20. As pessoas acham que é só aumentar o policiamento na floresta Amazônica, parar de queimar pneu e outras coisas que fazem mal para nós para os animais e para o planeta, mais não é isso o que a população tem que fazer é separar o lixos das industrias e das residencias (plastico, papel, vidro e metal), parar de comprar e vender animais ilegalmente, não queimar lixo, não jogar lixo no chão pelo vidros dos carro.
    Os pais e a escola devem ensinar a cuidar do planeta.
    ENTÃO VAMOS FAZER NOSSA PARTE.

  21. laura disse:

    meu nome e laura e gostaria que vcs mim ajudace a mim dar dicas pra mim escrever uma redação sobre:o tema:o que devemos fazer para construir um planeta sustentavel?

    obrigado pela conprienção♥♥♥

    agradeço aqueles que mim ajudaram

  22. Eduarda disse:

    o que devemos fazer para deixar um mundo sustentável para a geração futura

  23. Eu disse:

    Mt bom o site,e queria agradeçer pois me ajudou a fazer um trabalho que nao estava achando na web.Para quem nao usou o site eu recomendo a todos.Mt obrigado

  24. Sammya disse:

    Adorei a pagina de sustentabilidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. valeria disse:

    muito bom esse texto

  26. Samira disse:

    é né fazer o que foi bom mais tipo é bom

  27. marina disse:

    vleu por me ajuda no trabalho e tbm e mt interessante saber oq acontece na nossa floresta amazônica

  28. Raquel Nunes disse:

    Laura

    Leia mais sobre o tema: Leia mais sobre sustentabilidade neste artigo: http://www.ecologiaurbana.com.br/sustentabilidade/o-que-e-sustentabilidade/

  29. Devemos cada um fazer nossa parte,plantando arvores,separando o lixo reciclavel do organico,economizando energia e etc

  30. Raquel Nunes disse:

    Vagner

    Pode usar os texto, desde de que sejam referenciados.

  31. Vanessa disse:

    Bom dia,
    Gostaria de utilizar o vosso texto «Planeta Sustentável» num manual escolar para alunos de Moçambique, da editora Pearson, por estar tão bem escrito e organizado. Como posso contactar-vos para vos solicitar a autorização para reproduzir o texto? Obrigada e parabéns pelo bom trabalho.
    Vanessa

  32. Lais Vieira disse:

    Muito bom! Parabéns aos autores do texto!

  33. Amanda Moura disse:

    nossa jú ve isso!!!!!

Deixe um Comentário