Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Sustentabilidade no CarnavalGarantir a sustentabilidade do planeta é assegurar a continuidade da vida. Por isso, as ações sustentáveis devem ser compreendidas como um dever de todo cidadão consciente. Afinal, não são apenas os grandes projetos e empreendimentos sustentáveis, como a preservação das florestas e espécies nativas que contribuem para o equilíbrio ambiental, pequenas e contínuas ações, como separar o lixo corretamente, também são muito importantes e fazem toda a diferença.

Grandes eventos como o Carnaval, por exemplo, também podem ser uma excelente oportunidade de colocar em prática ações mais sustentáveis, tornando os festejos mais limpos e ecologicamente corretos. Nesse caso, a primeira atitude pode ser com relação ao lixo.

Festas como o Carnaval produzem grande quantidade de lixo, que é jogada de forma indiscriminada nas ruas. Isso provoca graves problemas para as cidades, pois esse acúmulo de lixo somado ao período chuvoso do verão aumenta o risco de enchentes e alagamentos.

Por isso, pense bem antes se sair por aí jogando latas, garrafas e papel pelas ruas. Você pode curtir a folia sem causar tantos danos ao meio ambiente e à cidade. Uma boa dica é sair de casa já levando sua squeeze (garrafinha plástica) ou caneca: assim, é possível se divertir a vontade sem o risco de que o divertimento suje as ruas da cidade. Neste carnaval, a melhor solução é abolir o uso de copos de papel.

Outra forma de manter a sustentabilidade no Carnaval é manter a responsabilidade socioambiental é não usar as ruas como banheiro público. Além de ser uma prática criminosa (ato obsceno, artigo 233 do Código Penal), passível de detenção que pode variar de três meses a um ano, fazer xixi na rua é uma tremenda falta de educação. O mau cheiro se torna quase insuportável e acaba com toda a alegria da festa. Respeitar espaços públicos é um dever de todo cidadão, além de ser uma atitude responsável e imprescindível para a boa convivência entre as pessoas.

Outra atitude consciente é aproveitar o período de festas para mostrar para os filhos a importância das pequenas atitudes para a o bem-estar das pessoas. Usar bons exemplos para ensinar as crianças é uma boa iniciativa. Essas e outras atitudes irão garantir um Carnaval sustentável, limpo e agradável para todos os foliões!

Categoria: Conscientização