Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Atitudes sustentáveis são ações que o homem promove com o objetivo de diminuir a agressão ao meio ambiente. Estas atitudes são fundamentais para a preservação da espécie humana e podem ser enormes empreendimentos, como o reflorestamento de áreas devastadas, como ações simples, aquelas que podem ser feitas dentro de casa e que buscam reduzir o consumo desenfreado de bens caros ao homem, como a água.

Muda de Planta - Consciência Ambiental

Quando se fala em sustentabilidade, uma das ações pode ser empregada na hora de fazer as compras. No estado do Rio, já é lei: os mercados e supermercados precisam oferecer para os consumidores, de forma gratuita, sacolas do tipo retornável. As sacolas plásticas são produtos altamente poluentes. O material de que são fabricadas é produzido a partir de derivados do petróleo, o polietileno de baixa densidade. O material não se degrada fácil, podendo levar séculos para ser absorvido no meio ambiente. Quando chegam ao mar, este material pode ser consumido por espécies diferentes, como tartarugas, por exemplo, que acabam morrendo por causa da obstrução do aparelho digestivo.

Outra prática sustentável importante é a instalação de sistemas que ajudem a economizar água e energia, matérias não renováveis. Uma residência sustentável precisa levar em conta este aspecto. Um procedimento interessante é aplicação de sistemas que ajudem a coletar e reutilizar a águas das chuvas. O líquido recolhido pode ser empregado em atividades secundárias, como regar jardins ou lavar veículos. No tocante à economia de energia, uma ideia saudável é gerar, no imóvel, espaços que proporcionem maior entrada de luz natural. No caso da luz artificial, o emprego de lâmpadas do tipo fluorescente permite uma diminuição drástica no consumo energético.

Outra prática aconselhável é o emprego de objetos reutilizáveis, fabricados a partir de materiais reciclados. Quanto menor for o emprego de descartáveis, menor a quantidade de lixo produzida. Uma casa sustentável pode proporcionar, de diversas maneiras, a conscientização, demonstrando que, através de atitudes simples, as pessoas podem contribuir para salvar o planeta.

Categoria: Conscientização