Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Meio Ambiente Saúdavel

Preservar o meio ambiente não deve ser algo restrito aos ambientalistas: atitudes simples no dia a dia das pessoas também podem contribuirmuito com a sustentabilidade do planeta. Em casa, por exemplo, uma alternativa é separar o lixo reciclável do comum, o que causa um grande impacto positivo no meio ambiente, visto que alguns materiais não recicláveis, como papéis adesivos, demoram mais de 100 anos para se decompor.

Atitudes fora de casa também evitam problemas ambientais. Por exemplo, não se deve jogar pontas de cigarros acessos em áreas verdes, pois a mata pode incendiar rapidamente. Com a queimada, gases tóxicos são liberados no ambiente, os nutrientes do solo se perdem e os moradores da região sofrem grandes riscos.

A poluição do solo e as enchentes podem ser evitadas quando o cidadão guarda o lixo produzido na rua (papéis de bala, palitos de sorvete, propagandas impressas), para descartá-lo em casa ou em locais apropriados. Com essa atitude simples, o lixo não fica em decomposição no solo e as áreas públicas de escoamento de água permanecem livres, evitando as enchentes.

O desmatamento não é tão simples de evitar, já que é provocado pela ação de pessoas que têm interesses econômicos, como a obtenção de áreas para agropecuária e exploração madeireira. As consequências do desmatamento para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas são terríveis: perda da biodiversidade local, destruição de mananciais (redução do volume de água), redução da umidade do ar, entre outros problemas. Apesar dessas graves consequências os desmatamentos continuam acontecendo, devido à falta de consciência ambiental, fiscalização mais intensa e penas mais severas para quem desmata.

Para contribuir para a diminuição do desmatamento, as pessoas podem adquirir produtos cujas matérias-primas sejam provenientes de regiões de reflorestamento. Esses itens costumam ter certificação de órgãos ambientalistas, como SFC, Leed, Rainforest Alliance Certified, Instituto Biodinâmico e outros.

Categoria: Conscientização