Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Educação AmbientalA aplicação de políticas de sustentabilidade ambiental nas grandes cidades é uma realidade atualmente. Ela leva em consideração a sua capacidade da reposição de recursos que o planeta tem, visando manter medidas que permitam uma maior justiça social. Algumas mudanças de comportamento neste sentido já estão podem ser vistas, e esses reflexos positivos devem ser estimulados.

Eles devem e podem servir de exemplo para as nações e governos, assim começando a implementação dessas políticas nas comunidades menores para verificar a sua funcionalidade. As relações de consumo e a reeducação da população devem se concretizar em políticas de conservação do meio ambiente, pois podem ser a única forma de garantir a sustentabilidade ambiental de forma efetiva. O resultado dessas medidas pode vir a médio e longo prazo.

É preciso fazer com que a população questione o seu atual modo de vida, fazendo com que elas entendam que os recursos do planeta não estão tendo a chance de se renovar. A exagerada demanda por todos os tipos de bens de consumo poderia acabar com a vida que conhecemos e somente esse processo de conscientização irar garantir a sustentabilidade ambiental. O colapso das grandes cidades e os conflitos sociais e entre países poderiam ser inevitáveis, com proporções apocalípticas. E esses vitoriosos, nossos herdeiros, teriam uma terra exaurida e devastada, sendo assim incapaz de sustentar a vida. Dados estatísticos comprovam essas relações problemáticas e perigosas entre as populações urbanas e recursos naturais.

Para sustentar um quarto da população mundial, é necessário três quartos de todos os recursos naturais do planeta. Nesta simples constatação, pode-se perceber claramente que o fornecimento dos recursos naturais é necessário para sobrevivência de todos os seres humanos, para atingir assim um padrão de vida razoável. Apenas com o desenvolvimento sustentável poderemos garantir a sustentabilidade ambiental e reverter a situação atual em que nos encontramos.

Categoria: Conscientização