Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Sacolas oxibiodegradáveis d2w

O plástico Oxibiodegradáveis d2w é derivado do petróleo e, por conter o aditivo denominado D2W, sua degradação ocorre em aproximadamente 18 meses.

O D2W rompe as cadeias carbônicas provocando a degradação do material plástico em pequenos pedaços e, devido ao processo continuo, todo o material acaba desfragmentado formando pequenas partículas que se misturam ao solo.

Na década de 70 já existiam estudos sobre embalagens plásticas oxibiodegradáveis d2w, mas foi somente a partir do ano 2000 que, graças ao avanço da ciência, foi possível à criação e o uso desses produtos na confecção de frascos para cosméticos, garrafas pet, embalagens plásticas e sacolas para supermercados.

O uso desse tipo de embalagem biodegradável é uma forma de reduzir o impacto ambiental causado por outros tipos de plásticos, que demoram em média de 300 a 400 anos para decompor completamente.

Existe uma grande preocupação com a preservação ambiental, a conscientização sobre a preservação do meio ambiente faz que ONGs, ativistas políticos e mais recentemente os governantes busquem por soluções que visam restaurar o equilíbrio ecológico principalmente nos grandes centros urbanos.

Essa é a chamada ecologia urbana, que a cada dia ganha novos adeptos, na busca de soluções viáveis para melhorar a qualidade de vida e assegurar a preservação ambiental.

Um dos grandes desafios a ser enfrentado é o destino que se deve dar ao lixo doméstico, já que os aterros sanitários ou lixões como são popularmente conhecidos tem sido fonte de grandes problemas, tais como a infiltração de resíduos tóxicos em lençóis freáticos.
Outro problema grave é o uso indiscriminado das sacolas plásticas, que quando utilizadas para armazenar lixo impossibilita a rápida decomposição de resíduos orgânicos.

plastico verde

 

Por fim, um fator agravante é o fato que esse tipo de sacola plástica leva centenas de anos para a total decomposição. E estudos indicam que a solução a curto e médio prazo seria a substituição desse tipo de material pelo plástico oxibiodegradáveis.

Categoria: Conscientização