Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Degradação AmbientalA degradação ambiental é um problema mundial que tem atraído a atenção de acadêmicos, geógrafos, urbanistas, economistas, ambientalistas e tantos outros, porque a crise ambiental tem se tornado uma maldição para a humanidade. É muito fácil destruir os recursos naturais, mas extremamente difícil criá-los.

Grande parte dos problemas ambientais vividos hoje em dia é consequencia de um comportamento desequilibrado do homem, que usufrui da terra e dos recursos naturais em demasiado, levando aquele espaço ou ambiente a deterioração. O avanço das tecnologias e a evolução das economias são as principais fontes da degradação ambiental, é um resultado do crescimento cada vez maior da população, consumo desequilibrado e exploração ilimitada de matéria prima, ocasionando um caos ambiental.

A única maneira de combater o impacto ao meio ambiente é tomando medidas de sustentabilidade, como reduzir o uso de combustíveis fósseis, ou seja, recorrer ao uso de energia renovável, como a energia solar ou eólica.

Ao invés de usar adubos químicos em plantações, deveríamos utilizar métodos orgânicos de prevenção, tornando assim o solo mais produtivo para próximas colheitas. Além de muitas outras medidas, algumas bem simples e eficazes que poderíamos aplicar em nossos lares, como coleta seletiva e aproveitamento da água de chuva.

O planeta Terra está em nossas mãos, por isso devemos impedir o dano irreversível que está ocorrendo nos dias de hoje, protestar contra as queimadas e degradação da natureza, agir contra a extração de minério, entre outras muitas atividades que só visam o lucro e não a posterioridade da vida no planeta.