Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Construções Ecologicamente CorretasCuidar e preservar o meio ambiente não deve ser visto como uma atitude de bondade para com o planeta e as pessoas. Antes, deve ser um estilo de vida em benefício de tudo a nossa volta. Este pensamento já é aceito e adotado por muitos e inclusive as empresas passaram a associar os termos trabalho e sustentabilidade de forma mais prática e eficaz, aplicando em suas construções atitudes sustentáveis as quais visam o menor impacto ao meio ambiente.

Um dos setores que mais poluem e desperdiça é o da construção civil. Para se ter ideia, há cerca de duas décadas já se estimava que para cada prédio construído, outro poderia ser edificado com as sobras jogadas no lixo. Por conta disso, o “Selo verde” foi criado para que de fato, todo este impacto seja minimizado a cada ano.

Atualmente, algumas construtoras já trabalham de forma direta em benefício do meio ambiente: Trabalham apenas com materiais certificados e ecologicamente corretos. Muitas já utilizam os vidros especiais, que absorvem o calor, evitando que ele entre nos prédios e tendo uma incidência maior de luz. Já o ar condicionador possui uma taxa de renovação do ar diferente e superior às normas internacionais e brasileiras. Isto faz com que o ar seja mais bem condicionado sem afetar a saúde das pessoas.

Outro benefício são as cisternas que reaproveita a água dos vestiários, torneiras e banheiros, passando, assim, por um processo de reutilização em vasos sanitários. A água da chuva também é bem aproveitada, onde ela passa por uma cisterna e passa a ser utilizada para fins como lavagem de calçadas, regar plantas e coisas do gênero.

É evidente que os custos destas construções são um pouco mais elevados. Entretanto, o retorno não diz respeito apenas a nossa saúde e do planeta, mas economia com eletricidade e água (visto que estes serviços estendem-se a muitas pessoas). Além disso, um de nossos maiores bens, que é nossa saúde, é privado de sofrer com todo o impacto ambiental, trazendo assim, melhor qualidade de vida e sustentabilidade consciente e garantida.