Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

As casas sustentáveis do futuro são bastante semelhantes aos imóveis comuns, mas se diferenciam por serem construídas com materiais ecologicamente corretos que contribuem com a conservação do meio ambiente.

Sustentabilidade - Casa Ecologicamente Correta

Muitos países, como os Estados Unidos e alguns países da Europa já exibem construções que são desenvolvidas a partir de conceitos sustentáveis, como a arquitetura bioclimática, que consiste em atribuir mecanismos naturais de aquecimento ao ambiente, dispensando assim o uso de combustíveis poluentes. Plantar árvores para proteger a casa dos ventos e dispor de uma lareira interna para aquecer nas temporadas mais frias é uma forma bioclimática de equipar o local.

Outro conceito para casas sustentáveis é adotar sanitários secos em substituição dos vasos comuns. Todos os resíduos, inclusive pedaços de papel higiênico, podem ser jogados nesse sanitário, sofrendo processos biológicos que transformam tudo em adubo para o solo.

Já a técnica de plasto é uma ótima opção para substituir as partes do imóvel onde é necessário argamassa, um material usado em grande quantidade e muito desperdiçado na hora da construção. Tijolos verdes, pau a pique e telas podem substituir a argamassa.

Como a construção desses imóveis é um pouco mais cara e exige profissionais especializados, muitas pessoas não adotam esse tipo de construção. Uma solução para isso é transformar casas já prontas em locais mais ambientalmente corretos com simples atitudes sustentáveis. Uma destas atitudes é adquirir produtos eletrônicos com uma boa classificação no selo do Procel, pois eles gastam menos energia.

Outra sugestão para contribuir com o meio ambiente é reutilizar e reciclar materiais, como garrafas pet, latas de alimentos e papéis em geral. É importante também separar o lixo reciclável do não reciclável e entregá-los em postos de coleta seletiva. Economizar água é uma atitude fundamental para contribuir com a sustentabilidade, por isso deixe as torneiras abertas somente quando for necessário.