Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Arquitetura SustentávelDesde meados do século XX o planeta vem dando sinais de que as interferências do homem têm prejudicado bastante as leis naturais que regem os ecossistemas. A mensagem é muito clara: o planeta está morrendo e é preciso fazer algo!

Em vários setores, diversas ações estão sendo efetivadas pensando na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade da vida na Terra. A onda ecológica atingiu até os setores mais improváveis, entre eles, o da construção civil. A cada dia, surgem novos projetos com alternativas para transformar as cidades em centros menos agressivos em relação à natureza.

O movimento ainda é iniciante e a mudança de mentalidade bastante gradativa, mas alguns projetos ecológicos já se mostram economicamente viáveis e têm conquistado cada vez mais espaço na arquitetura moderna.

Alguns desses projetos trazem diversas alternativas para tornar espaços como escritórios, ainda mais otimizados e sustentáveis. A busca por opções de estruturas que ofereçam maior ventilação e aproveitem melhor a iluminação natural, dá origem a construções com aberturas maiores e pátios internos, favorecendo a circulação do ar.

Ainda falando de escritórios sustentáveis, a implantação de sistemas de captação de água pluvial são iniciativas usadas para reduzir o consumo. A água coletada por esses sistemas pode ser empregada em descargas para sanitários ou na irrigação de jardins. Algumas empresas de engenharia têm criado soluções bastante interessantes também para edifícios.

São vários os motivos que tornam vantajosa a escolha de projetos sustentáveis. Aqueles criados a partir da premissa da ecologia urbana são trabalhados de forma interdisciplinar e, por isso, exigem atenção especial e maior cuidado com a obra.

Além disso, a arquitetura sustentável traz vários benefícios para o cliente, que ganha um imóvel com design inovador, mais agradável e que proporciona grande economia de recursos. Para as empresas de engenharia, o nicho de mercado vem se ampliando e a perspectiva é que esse impulso aumente ao longo dos anos.