Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Energia Renovavel

Atualmente, diante de tantas mudanças climáticas e desastres ambientais, nunca se falou tanto sobre sustentabilidade e conscientização ecológica. Mais do que nunca, é necessário que as pessoas entendam a importância de se adotar práticas sustentáveis e tentar, ao máximo, preservar o mundo em que vive, incluindo todas as espécies existentes nele e a imensa área verde.

Hoje em dia é disponibilizado três fontes de energia: carvão, petróleo e gás natural. O problema é que todas elas são esgotáveis e grandes agentes poluidores, além de também estarem com seus preços aumentando a cada dia. Portanto, com tantos prejuízos, é o momento de a sociedade se conscientizar e buscar novas e renováveis fontes de energia. Pensando dessa forma, há o que se chama de ecologia urbana, a qual busca práticas ambientais responsáveis para serem aplicadas em cidades e metrópoles de todo o mundo.

Para auxiliar nessa conscientização, algumas ações fundamentais estão sendo realizadas, como é o caso da utilização de energia renovável, também chamada de Eco Energia. Nesse conceito estão incluídas a energia solar, eólica, hídrica, biomassa e híbrida. Dessa maneira uma pessoa pode adquiri-las e começar a aplicá-las no dia a dia, adotando, por exemplo, o uso de energia solar ou eólica em casa ou até mesmo usar baterias, luminárias, carregadores, painel e lanternas solares.

Como você pode ver, opções de eco energia não faltam. Entre os benefícios de se adotar tais práticas estão:

– Redução dos custos de energia e de manutenção;

– São energias sustentáveis e nunca vão acabar;

– A eco energia produz pouco ou nenhum resíduo, como o dióxido de carbono ou outros poluentes químicos. Assim, gera um impacto mínimo sobre o meio ambiente;

– O aumento do uso de energia renovável também ajuda a impulsionar economias locais, criando novos empregos e motivando o turismo, por exemplo.

Categoria: Ecologia Urbana