Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Cidades SustentáveisAs cidades de hoje são, em sua maioria, mal planejadas, crescem desordenadamente, sem Cuidados Sociais e Ambientais, aumentando o desgaste dos recursos naturais, a poluição e as diferenças entre as camadas sociais.

Crescendo em ritmos diferentes umas das outras, porém, com o mesmo descaso, as cidades seguem seus progressos de acordo com as necessidades por elas apresentadas e com base em interesses lucrativos de poucos.

Entretanto, nos últimos tempos os efeitos colaterais dessa existência desregrada têm despertado na humanidade a consciência de que é necessário um planejamento para que as cidades desenvolvam de maneira que não prejudique seus moradores e o Meio Ambiente.

Assim sendo, encontramos projetos de Cidades Sustentáveis, para um Planeta Sustentável.

Cidades Sustentáveis são aquelas criadas de acordo com regras de sustentabilidade ou que aderem práticas de sustentabilidade.

Uma Cidade para ser Sustentável necessitaria de um planejamento, um projeto que controlasse todo o seu desenvolvimento, para que assim pudessem ser utilizadas medidas que mantivessem o meio ambiente e a sociedade livres dos impactos causados pelo progresso.

Os projetos de Cidades Sustentáveis têm características básicas como:

  • Áreas verdes por toda a cidade, para que não existam as poluições visual e do ar.
  • Área de produção agrícola, para que os alimentos não percorram grandes distâncias até chegar à população da cidade, evitando assim a utilização de meios de transporte (poluidores).
  • Utilização de energia através do gás metano, gerado com o tratamento de rede esgoto e lixo, o que colabora com a diminuição do lixo e com a conservação da água.
  • Sistemas de reaproveitamento da água da chuva, para preservar a água potável.
  • Meios de transporte públicos (que utilizem o biodiesel) gratuitos para evitar a locomoção de automóveis individuais.
  • Prédios de no máximo quatro andares para que não exista a necessidade de elevadores.
  • Construções feitas a partir de materiais verdes e de localidade próxima, para não prejudicar o meio ambiente, além de serem feitas sob projetos sustentáveis, com alternativas de reaproveitamento de água e captação de luz solar ou eólica.
  • Sistema de coleta e reciclagem e reaproveitamento de todo o lixo produzido para que não haja poluição.
  • Sistema de escoamento e tratamento de água para evitar enchentes e reabastecer os rios.
  • Preservação das matas ciliares para que não haja assoreamento e poluição das águas.

Cidade SustentávelExistem ainda muitas outras características que tornam uma cidade sustentável, características que só trazem benefícios não só à população local, mas ao mundo todo que vem sofrendo com a degradação ambiental e problemas sociais.

Infelizmente ainda não existem Cidades Sustentáveis para serem seguidas como modelo, há cidades que já adotam medidas de sustentabilidade a fim de alcançar melhorias, mas ainda não podem ser consideradas sustentáveis.

Contudo, é começando que se chega a algum lugar, e essas medidas adotadas já são de grande valia, servem como exemplos para que todas as cidades adotem práticas sustentáveis e se tornem verdadeiras Cidades Sustentáveis.

Categoria: Ecologia Urbana