Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Justiça Socioambiental

O Mapa da Justiça Socioambiental é um projeto desenvolvido pela Fiocruz e pela Fundação FASE (Solidariedade e Educação).

O objetivo da ação é mapear as áreas do país ameaçadas pelo desenvolvimento e apoiar ativamente a luta das populações atingidas por iniciativas insustentáveis e prejudiciais ao meio ambiente e à saúde e qualidade de vida das pessoas que habitam as regiões mapeadas.

Uma das principais metodologias para controlar os conflitos socioambientais das zonas de risco e, promover melhores condições de vida à população, consiste em pesquisar e fichar os casos que serão trabalhados por outras instituições que protegem a ecologia urbana e rural.

Esse levantamento das áreas é feito minuciosamente contendo informações importantes, como: tipo de população atingida e o local do conflito (índios, operários, agricultores, pescadores, zonas rurais e urbanas, etc.); o risco à saúde (contaminações, desnutrição, violência física, etc.), prejuízos ambientais (desmatamento, queimada, contaminação de solo e água, entre outros) e os conflitos já existentes e possíveis.

Após a conclusão dessas pesquisas, os dados são arquivados em um sistema desenvolvido pela DATASUS e ficam disponíveis para consultas.

Instituições governamentais regionais, empresas privadas e ONGs que defendem o meio ambiente e a responsabilidade socioambiental consultam o sistema do projeto para a implantação de ações que visem melhorar a vida das populações, que sofrem os efeitos da má conservação do meio ambiente – como já vem acontecendo.

mapa justica ambiental

Pesquisadores e estudantes também encontram nesse arquivo dados importantes para trabalhos científicos.

O Mapa da Justiça Socioambiental ainda conta com a participação governamental, através do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, com o apoio em financiamentos pelo BNDES.

Por fim, vale ressaltar que, segundo dados dos desenvolvedores do Projeto, há mais 300 regiões já mapeadas e fichadas, que estão distribuídas por todo o país.

Categoria: Ecologia Urbana