Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Com o aumento da população nas grandes cidades do mundo e a escassez cada vez maior de recursos naturais básicos, o ser humano vem buscando formas de garantir que no futuro as gerações humanas tenham condições de se manter e de serem abastecidas através dos mesmos meios e fontes de recursos que existem hoje.

Infelizmente, não há uma fórmula mágica que garanta a continuidade das reservas que dispomos hoje e mesmo assegure que elas suportarão o mesmo ritmo frenético de consumo a que estão submetidas atualmente. A água potável já se encontra sob enorme pressão de demanda e acredita-se que, muito em breve, as reservas naturais estarão esgotadas ou super utilizadas. Isso, sem qualquer sombra de dúvidas, lança um manto de preocupação sobre as mentes dos dirigentes, políticos e pensadores que têm a responsabilidade de garantir que seus povos continuarão a ser alimentados e que poderão se servir com a água por muitos e muitos anos.

A perspectiva de que guerras e grandes morticínios poderão ocorrer pelo simples direito de beber-se um copo de água. Algo que seria inimaginável na mente de muitas pessoas, já que a água é um recurso teoricamente renovável. Contudo, grande problema reside não no fato da água ser renovável ou não. Mas sim na forma como usamos os mananciais hoje e agredimos o meio ambiente em que estamos inseridos.

A poluição dos rios pelo homem e o ataque sistemático as florestas e as áreas onde existem nascentes provocam a inutilização de inúmeras fontes de captação de água e a morte de nascentes que eram responsáveis pelo abastecimento de enormes grupos humanos. O resultado é muito óbvio: escassez e um custo cada vez maior para tratar a água que pode ser captada.

Esse verdadeiro drama vem fazendo com que o ser humano comece a imaginar e a desenvolver formas de conviver melhor com esse terrível problema e garantir que, num futuro distante, nosso planeta ainda consiga reunir as condições mínimas para manter as vidas de nossos filhos e netos. Com isso, as construtoros resolveram aplicar o conceito de sustentabilidade em seus empreendimentos então assim surgiram os prédios sustentáveis.

Prédios sustentáveis são estruturas planejadas para economizar energia e recursos naturais de forma a garantir uma redução do impacto de sua existência. Desde o momento em que são projetados, esses prédios sustentáveis são planejados de forma a aproveitar ao máximo a iluminação diurna; aproveitar fontes alternativas de energia e fazer uso e reuso da água que necessitem para funcionar. Além disso, os resíduos produzidos desde a construção e o lixo posterior produzido pelos moradores, é reciclado pelo próprio prédio ou encaminhado para empresas responsáveis por essa reciclagem. O restante que é totalmente imprestável tem uma destinação correta e que não provoque grandes impactos no meio ambiente.

Assim os prédios sustentáveis constituem-se na esperança de garantir uma sobrevida a raça humana e uma oportunidade de termos cidades mais bem planejadas e capazes de lidarem com seus resíduos de forma correta e prática. Da mesma forma, os prédios sustentáveis representam uma economia de recursos energéticos e de água imensa e podem garantir que esses recursos estejam disponíveis para as gerações futuras por muito mais tempo.

Categoria: Ecologia Urbana

6 Comentários até agora.

  1. Eder alves disse:

    Realmente passamos por mudanças nesse exato momento!Mais mudanças que geram preocupações incontroláveis, pois essas mudanças ocorrem ne seres inteligentes capazes de matar pelo sucesso ou destruir por dinheiro, esses seres se classificam numa fase de mega avanço cerebral que maquina as mais diversas possibilidades de destruir…Nós seres Humanos somos esses seres!Podemos começar a mudar agora ou deixar a natureza mostrar suas Armas!A escolha é nossa…

    Muito boa matéria “prédios sustentáveis” pode ser a escolha certa a fazer nesse tempo de evolução…assim como outros produtos que não agridem o Meio-ambiente.
    Abraços

    Eder

  2. Raquel Nunes disse:

    Muito obrigada Eder,

    Concordo contigo em genero, número e grau.
    Temos que tomar uma atitude agora para podermos ter um futuro melhor, ou melhor, termos um futuro, pq do jeito que estamos consumindo nosso planeta e com a natureza já demostrando inúmeros casos de como estamos trilhando o caminho errado nosso futuro se torna cada vez mais incerto!

    Divulguem a sustentabilidade a todos pois essa será nossa única arma contra esse consumismo exagerado!

    Bjinhos

  3. Patrícia Costa disse:

    ola… Considero este tema muito importante para ser discutido com os jovens.
    Penso que deveria ser mais divulgado pela internet e peolos jovens de hoje em dia.
    Obrigado pela vossa atenção.
    Com os meus cumprimentos…
    Patrícia Costa

  4. Carlos Jorge disse:

    Salvador/03-04-09

    Gostei muito dos temas abordados sou formado em gestão Ambiental
    e moro em um Bairro de crescimento desordenado,sem qualificação
    para muitos dos individuos que nele habita esse tema mostra que posso
    identificar varios fatores de questionamento do bairro que vivo.

    atenciosamente:

    Carlos Jorge

  5. José Geraldo S. Tavares disse:

    Um modelo que deve ser seguido, principalmente pelos orgãos governamentais, sustentabilidade é a palavra de ordem hoje e sempre, se quizermos deixar um mundo viável para as futuras gerações.

  6. [...] Prédios Sustentáveis; O Futuro das Grandes Cidades [...]

Deixe um Comentário