Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Criar hábitos ecologicamente corretos vivendo na cidade, principalmente em grandes capitais e metrópoles mundiais, é uma tarefa muito difícil, por conta da rotina corrida e dos costumes de consumo dos centros urbanos. Porém, trata-se de uma ação necessária diante das respostas da natureza em relação à exploração indevida de recursos naturais e impactos causados ao meio ambiente.

Ecologia Urbana Meio Ambiente

Algumas dicas de sustentabilidade já são bastante conhecidas. Uma delas é utilizar meios de transporte alternativos como a bicicleta para sair ou ir trabalhar. Para incentivar esse hábito saudável e sustentável é necessário apostar em investimentos públicos e privados na adequação e melhora das vias, na criação de ciclovias e instalação de bicicletários em estações e terminais de trem, ônibus, metrô e até nos locais de trabalho e casas noturnas.

Mas, se deixar o carro em casa é algo muito difícil, você pode desenvolver sua consciência ecológica praticando outros hábitos que não demandam tanto tempo, esforço e, na maioria das vezes, nem há necessidade de sair de casa. Adotar medidas simples para economizar energia, por exemplo, é uma atitude sustentável fácil de ser colocada em prática. Você pode fazer isso diminuindo o tempo gasto no banho, usando melhor os eletrodomésticos ao optar sempre pelo fogão a gás ao invés do micro-ondas, acumulando o maior número de roupas para passar para usar o ferro apenas uma vez, entre outras. Apagar sempre as luzes dos cômodos quando a iluminação não for útil, também faz muita diferença.

Além dessas importantes indicações você também pode contribuir com o planeta ao separar o lixo em orgânicos e inorgânicos, indicando o que é papel, metal, plástico e vidro; utilizar sacolas retornáveis quando for ao supermercado; não fazer queimadas; não jogar lixo no chão; evitar o uso produtos descartáveis; fechar bem as torneiras da casa e reaproveitar a água da chuva.

Categoria: Ecologia Urbana