Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Cidades Verdes

As Cidades Verdes, também conhecidas como Cidades Inteligentes, são aquelas que investem na melhoria de qualidade dos serviços para a população. Esse conceito vai ao encontro dos pilares da sustentabilidade, onde o ambiental, o social e o econômico devem ser preservados para não prejudicar as gerações futuras.

Entenda o Funcionamento das Cidades Verdes

O crescimento desordenado das cidades em todo o mundo trouxe enchentes, poluição, desmatamento, além de desigualdades sociais, desemprego, entre outros problemas. Os projetos de Cidades Verdes procuram diminuir ou acabar com todas essas questões. Para isso, edifícios sustentáveis são construídos e o trânsito é repensado, dando valor para formas de deslocamento não poluentes, como a bicicleta. A coleta de lixo também é repensada, assim como sua reciclagem, tudo em prol da diminuição dos impactos ambientais e do desenvolvimento social e econômico.

Funcionamento das Cidades Verdes

Abu Dhabi: O Primeiro Projeto de Cidade Verde

Algumas cidades já estão se encaixando nesse conceito de cidade verde. O primeiro projeto do mundo chegou com a promessa de ser livre de emissões de carbono e de desperdício de lixo. Concebida pela Foster & Associados, a Masdar City custou 22 bilhões de dólares e localiza-se na periferia da cidade de Abu Dhabi.

Abu Dhabi: O Primeiro Projeto de Cidade Verde

Cidade Brasileira Já Pensa em Projetos Verdes

Curitiba é a cidade brasileira que vem empregando maiores esforços no sentido da sustentabilidade, e está caminhando para se tornar uma cidade verde. Ela já é considerada uma das 10 cidades mais sustentáveis do mundo. Entre muitos motivos, ela possui projetos para revitalizar rios, a mobilidade urbana foi repensada e já possui alternativas sustentáveis, além do trabalho de conscientização da população para a preservação de áreas naturais.

Cidades Brasileiras Verdes

São Paulo Já se Preocupa Com Questões de Sustentabilidade

Maior cidade brasileira e da América do Sul, São Paulo tem todos os motivos para se preocupar com a sustentabilidade. Já existem bairros que prezam por esse conceito, como o Parque dos Príncipes, que tem como principal característica as áreas verdes bem conservadas e que cobrem cerca de 1/3 da área total do bairro.

São Paulo Verde

Todo e qualquer esforço em prol do desenvolvimento sustentável, estimando tanto pelo ambiental quanto pelo social e econômico, é louvável e se tornou assunto urgentíssimo nas grandes cidades. As Cidades Verdes são exemplos de como é possível construir um futuro promissor para as novas gerações e já contribuem para a melhora de vida das gerações atuais.

Cidades Verdes

Categoria: Sem categoria