Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Uberlândia

A cidade mineira de Uberlândia se destaca pela grande quantidade de empresas que se dedicam à promoção da sustentabilidade, criando soluções e modelos de imóveis sustentáveis, que estimulam o desenvolvimento do município, mas impactando de forma consciente e controlada no meio ambiente. Incentivos fiscais e programas de conscientizações (campanhas, programas, fóruns, etc) são alguns dos fatores atraem os projetos sustentáveis na região.

Um dos exemplos mais notáveis de construção sustentável é o mini-shopping Gávea Sul Sustent – cujas obras deverão ser concluídas no primeiro semestre de 2013. O empreendimento em Uberlândia visa, por exemplo, a instalação de geração energia eólica (gerada pelo Sol), iluminações em LED (consome menos energia que lâmpadas comuns), reuso de água de chuva, entre outras estratégias. Segundo os diretores do novo shopping, a intenção é que o modelo seja adotado em outros empreendimentos do país.

Mini-Shopping Gávea Sul Sustent

Outros exemplos notáveis de imóveis sustentáveis em Uberlândia são as indústrias sustentáveis – fabricante de móveis e peças para o uso no dia a dia e em construções. Esses fabricantes têm o objetivo de unir a sustentabilidade à beleza, isto é, produzir peças que contribuam com o meio ambiente e que sejam bonitas, como os acessórios sanitários. Algumas empresas de Uberlândia fabricam peças para banheiro com materiais reciclados, espelhos sem metais pesados na composição, móveis de bambu, iluminação de LED, tinta ecológica, etc.

Fábricas em Uberlândia

Além disso, em Uberlândia se localizam muitas empresas que se dedicam à fabricação de materiais ecologicamente corretos para construção, como o Isopet – blocos feitos com cimento, isopor e garrafas do tipo Pet. As indústrias utilizam pedaços de isopor descartados, reciclando-os e incluindo na massa que dá origem ao bloco. Um dos benefícios desse tipo de barra de concreto é que se reduz drasticamente a retirada de matérias-primas do meio ambiente, como a areia – utilizada em grande quantidade na fabricação dos blocos convencionais. As autoridades locais oferecem benefícios e incentivos para construtoras que utilizam o Isopet em seus empreendimentos.

Móveis Ecologicamente Corretos

 

Categoria: Sem categoria