Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

empreendedorismo sustentávelA sustentabilidade é um assunto de cunho social. Atualmente, as pessoas estão se conscientizando das ações necessárias para promover melhorias ambientais, sociais, econômicas, urbanas e culturais. Entretanto, esse empenho não tem sido desenvolvido exclusivamente por indivíduos isolados ou pequenos grupos como ONGs. Hoje, a sustentabilidade já chegou ao ramo empresarial.

O que é?

Após muitos danos à natureza, sobretudo por conta da sua forma de reagir às degradações causadas pelo ser humano, os empresários perceberam que o método utilizado na produção de seus artigos muitas vezes contribuía para um ambiente mais poluído e danoso. Desta forma, ao detectarem tal situação, os mais conscientes desenvolveram novas fórmulas de produção, contribuindo para um mundo mais saudável.

Os empreendedores conscientes, engajados em produzir, lucrar, mas sem prejudicar o ambiente, definiram algumas práticas que tendem a colaborar com o planeta. Isso demonstra como estes empresários respeitam, se preocupam e agem em favor da transformação, pois têm plena consciência da condição atual do meio ambiente e da sociedade em que estão inseridos.

Para ilustração

As empresas conscientes que atuam no ramo de confecção de roupas têm uma prática produtiva bastante sustentável. Algumas pessoas acreditam que no quesito moda vale tudo, ou seja, tudo é praticável em benefício de roupas, acessórios e calçados modernos e de uma aparência deslumbrante. No entanto, grandes indústrias e estilistas conceituados têm tornado a moda sustentável. Atualmente, eles produzem tênis com solado de pneu, roupas íntimas produzidas com fibras de bambu, camisas que mesclam garrafas PET e fibras de algodão.

Influência dos empresários sustentáveis

Ao redefinir as práticas de produção em favor do meio ambiente, os empreendedores acabam desenvolvendo uma função muito importante: aplicam em seus funcionários o conceito de sustentabilidade e a necessidade de agir tal forma. Assim, eles são educados para, no dia a dia, agirem em favor do planeta e pôr em prática no contexto social as boas ações que são desenvolvidas no profissional.