Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

ONGs sustentáveisONGs são Organizações Não Governamentais e existem para solucionar algum problema específico da comunidade, para reivindicar melhorias para a população e fiscalizar o poder público. São entidades sem fins lucrativos e são formadas pela sociedade civil. Um dos objetivos das ONGs é atuar onde o Governo deveria, mas não atua, favorecendo a comunidade com ações benéficas em todos os sentidos. Todas as ONGs desempenham um papel social, político, econômico importante.

Estas Organizações desenvolvem atividades de interesse público, promovendo ações sociais como, por exemplo, cursos gratuitos para os moradores das comunidades carentes; além das ações sociais e culturais.

Há no Brasil muitas ONGs sustentáveis, que desenvolvem projetos sustentáveis. São as chamadas ONGs ambientais. Elas trabalham para proteger o meio ambiente, promovendo ações de conscientização para a população e garantindo uma boa qualidade de vida. A ONG Greenpeace, que é conhecida mundialmente, defende o fim do devastamento, a caça ilegal e promove ações a favor do meio ambiente. O Greenpeace tem escritórios em vários países, incluindo o Brasil. A ONG está no Brasil há 18 anos promovendo várias campanhas em prol do meio ambiente.

Com a campanha “Tem Greenpeace no seu dia”, ela mostra o meio ambiente no dia a dia e como as pequenas ações sustentáveis podem mudar favoravelmente o meio ambiente. Já na Amazônia, uma equipe investiga o desmatamento ilegal e denunciam os autores deste crime.
A ONG VERDENOVO Rio das Velhas trabalha com o projeto “Viveiro de Mudas” e “Escola da Água“. O projeto “Viveiro de Mudas” consiste em plantar e cultivar mudas para o reflorestamento do Rio das Velhas e também para ensinar os alunos a importância da preservação da água e do meio ambiente. Já o projeto “Escola da Água” cultiva mudas de várias espécies. O objetivo deste projeto é educar para preservar, ocasionando mudanças contínuas que preservam o meio ambiente.