Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Com o intuito de promover uma evolução conivente com o bem-estar da natureza, muitos projetos, práticas e regras estão sendo construídos. Entre eles, podemos citar a Pegada Ecológica.

A Pegada Ecológica é um medidor do quanto usamos os recursos naturais à nosso favor e sem um cuidado com a preservação destes.

Hoje é uma prática usada em todo o mundo para indicar a sustentabilidade ambiental.

Os cálculos desse indicador são feitos a partir da somatória de dados como qual a área necessária para a absorção de CO2 liberado em excesso, qual o tamanho necessário de um terreno agrícola para atender às necessidades alimentares da população, qual a área necessária para criar gados em condições básicas, qual a área florestal necessária para fornecer não só madeira e seus derivados como também outros produtos retirados dela e qual o espaço necessário para a construção de edifícios.

Pegada Ecológica - Medindo Nosso Nível de Sustentabilidade

Em sua maioria as Pegadas Ecológicas são maiores entre populações tecnologicamente avançadas que entre as subdesenvolvidas, tendo em vista que quanto mais tecnologia maior é a necessidade de exploração dos recursos naturais.

Com esses cálculos pode-se saber se se consome mais recursos naturais do que se tem, ou se se tem mais recursos naturais do que se consome. O Brasil por exemplo é considerado um “credor ecológico”, pois possui mais recursos do que utiliza e ainda exporta para os países “devedores ecológicos” como os EUA por exemplo.

Cada um de nós pode se tornar adepto à práticas ecológicas e diminuir nossas pegadas. As Ecovilas por exemplo são uma grande referência de atitude para diminuí-la.

Porém, quem não quer optar por uma Ecovila, pode começar sua colaboração em casa, utilizando materiais recicláveis, reutilizando ou reciclando objetos sem uso, racionando água, buscando outras formas de energia como a solar por exemplo, procurando alimentos sem agrotóxico ou até mesmo plantando o que se come, dando destino correto aos lixos, ou seja fazendo coletas para que os materiais que nele estão possam ser reaproveitados por quem trabalha com esse reaproveitamento, entre muitas outras.

Divulgar também a importância ecológica é uma excelente forma de começar a diminuir sua pegada ecológica, pois toda informação passada pode se transformar em mais cidadãos preocupados com o bem-estar da natureza e mais adeptos à sustentabilidade.

Fique atento à sua pegada ecológica e faça sua parte.

Categoria: Conscientização