Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Planeta SustentávelDurante muitos anos as pessoas pensaram que todos os recursos eram ilimitados. O planeta foi demasiado explorado. Muitas árvores foram abatidas sem preocupação, os combustíveis fósseis foram gastos em excesso, entre muitas outras situações preocupantes.

O nosso planeta tem capacidade para manter a vida de todas as pessoas que nele habitam atualmente e ainda mais. Ele é auto sustentável. Mas, ao longo dos séculos, principalmente após a revolução industrial, os recursos têm sido gastos em excesso por grupos de indivíduos relativamente pequenos quando comparados com a população mundial. Os países mais desenvolvidos gastam muito mais do que necessitam e produzem muita poluição.

Como sabemos atualmente, nos vivemos num Planeta Sustentável pois ele é capaz de sustentar a vida por renovar os recursos que vão sendo gastos. O problema é que o homem tem gasto a um ritmo superior que o nosso planeta consegue repor. E mesmo sendo importantes, nossas atitudes em casa e no trabalho não são suficientes para alterar esses padrões de destruição. É preciso que as grandes produtoras, as grandes empresas e os próprios países mudem seu comportamento.

Isso está sendo feito especialmente devido aos acordos entre diversos países que se comprometem a criar leis que obrigam as empresas e fábricas mais poluentes a moderar a emissão de gases para a atmosfera. Muitos desses países financiam investigação que promova o desenvolvimento de tecnologias “amigas do ambiente” como, por exemplo, os carros elétricos ou os painéis solares. Também as políticas de Proteção Ambiental são muito importantes, especialmente aquelas que ensinam a população no que deve ser feito para moderar seus gastos e a reciclar os produtos que já não vai utilizar. É da responsabilidade dos países forçar as empresas a alterar seus padrões e seu funcionamento para se tornarem ecologicamente corretas.

Só é possível fazer a diferença se todos colaborarmos com a proteção ambiental e o desenvolvimento de um planeta sustentável.