Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Energia LimpaCom a iminência do aquecimento global e todo o impacto gerado pelos vários tipos de energia usados nos mais diversos setores (seja da indústria ou em nosso dia-a-dia), uma preocupação toma conta de nossas ações: como usar energia limpa, que cause menos impacto ao meio ambiente.

Uma das principais energias ecologicamente corretas é o álcool etílico, mais conhecido como etanol, que é formado a partir da fermentação anaeróbica, ou seja, sem a presença de oxigênio.

Recentemente, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos considerou o etanol como biocombustível renovável de baixo carbono, comprovando assim, sua eficácia na redução do impacto ambiental. Apenas nos Estados Unidos, em 2010, foram consumidos mais de 45 bilhões de litros de bicombustíveis.

Outras fontes de energias que ajudam na sustentabilidade do planeta são: a energia solar (é captada através de painéis solares); a energia hídrica (que é gerada através de turbinas aquáticas); A energia eólica (produzida através de grandes turbinas eólicas em grandes cata-ventos) e a energia biomassa (que possui grande quantidade de resíduos da agricultura, florestas e além de tudo, é biodegradável).

É importante que tenhamos uma consciência de que as utilizações de energias limpas são essenciais para a preservação de nosso planeta e para nossa vida. Nos últimos 20 e 30 anos, lançamos muitos CO² como a principal forma de destruir o planeta, e agora, precisamos reverter essa situação com atitudes sustentáveis que, de fato, produzam um efeito em grande escala e que possam atingir toda a humanidade. Sendo assim, poderemos planejar nosso futuro sem tanta preocupação com o planeta.