Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

A maioria das pessoas conhece a importância da reciclagem de materiais para evitar o acúmulo de resíduos no meio ambiente. A adoção de uma atitude ecologicamente correta pode ser mais simples do que muitos imaginam: pequenos gestos do dia a dia já contribuem com a construção de um planeta sustentável.

Reciclagem Dentro de Casa

Uma maneira simples é separar o lixo reciclável do comum em casa. Alguns materiais recicláveis de lixo doméstico são os papéis comuns, jornal, embalagens plásticas, garrafas PET, latas de alumínio, potes de vidro, entre outros. Já os materiais não recicláveis são papéis adesivos, grampos, clipes, latas de tinta, isopor, espuma, espelho, cristal, louças, lâmpadas, vidros planos etc.

É importante ter uma consciência ecológica que os lixos separados devem ser entregues em locais de coleta. Uma maneira para facilitar é reunir os vizinhos e revezar a tarefa de entregar o lixo nos pontos. Outro detalhe é depositar pilhas e baterias em locais específicos para esse fim, como pontos mantidos por bancos, prefeituras e empresas.

Algumas pessoas podem ir além de separar o lixo, adotando maneiras fáceis de reciclagem de papel, por exemplo. Para isso, basta juntar pedaços de papel e deixá-los por um dia na água. Em seguida, os papéis devem ser coados e batidos no liquidificador e, depois de se transformarem em uma massa, despejados em um refratário. Feito isso, você deve completar uma moldura de tela fina (encontrada em lojas de artesanato) com a massa para dar forma de folha de papel, alisando e nivelando com uma colher. Por fim, deixe secar a sombra e desinforme. Está pronto o papel reciclado que irá contribuir para a sustentabilidade do planeta!

Muitos objetos que não são recicláveis podem ser reutilizados, como as sacolas de plástico. Caso você tenha muito dessas sacolinhas, o mais adequado é não descartá-las após um único uso, mas sim usufruir delas ao máximo, na forma de saco de lixo, por exemplo.