Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Ribeirão Preto sempre foi considerada uma cidade que nunca fez jus ao termo “interiorana”. Mesmo com seu passado agrícola e sua fundação em meados do século XIX, Ribeirão Preto é hoje uma cidade preocupada com as questões ambientais e que se propõe a dominar tecnologias de ponta em diversas áreas do conhecimento humano para fomentar o desenvolvimento de sua economia e proporcionar aos seus habitantes as melhores condições de vida possíveis em nossos dias.

Assim, empreendimentos sustentáveis são fortemente estimulados pela prefeitura de Ribeirão Preto como forma de fazer a cidade crescer sem que haja perda da qualidade de vida de seus munícipes. Da mesma forma, esses empreendimentos ajudam a diminuir a poluição ambiental e trazem para o município empresas cada vez mais sintonizadas com a temática da sustentabilidade.

Uma preocupação constante pode ser percebida facilmente em relação a construção civil. Inúmeros empreendimentos sustentáveis foram feitos em Ribeirão Preto o que motivou a prefeitura municipal a criar o Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos. O sistema integrará e captará os resíduos da construção civil através de inúmeros postos coletores espalhados pela cidade cuja denominação será “Recitulhos”. Além disso, foi criado um serviço específico para a coleta domiciliar de volumes menores que serão enviados para áreas de transbordo, juntamente com os outros, e em seguida reciclados. Indo para o descarte final apenas os elementos que não puderem ser reaproveitados de forma alguma. Esse empreendimento ainda contará com um controle rígido e uma fiscalização atenta e permanente.

Desta forma, todos os empreendimentos sustentáveis em Ribeirão Preto dentro do escopo da construção civil, só serão reconhecidos como tal se adequarem sua operacionalização e o tratamento de seus resíduos aos parâmetros propostos pelo novo sistema. O que dará, sem qualquer dúvida, muito mais transparência e facilitará enormemente a fiscalização da prefeitura e a punição em caso de desvios de conduta.

E este é apenas um dos muitos empreendimentos sustentáveis que estão se desenrolando na cidade. Além disso, a realização de workshops e eventos que visam levar uma nov a maneira de pensar para as empresas sediadas na cidade e para os habitantes locais, fazem parte de uma nova linha de atuação da prefeitura para criar a mentalidade da sustentabilidade nas empresas locais. Fazendo isso, ela espera criar as condições necessárias para que os empreendedores de Ribeirão Preto iniciem seus projetos e empreendimentos com base nas políticas de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais da cidade. Uma mostra recente de que essa política de “convencimento” vem dando certo, foi a implantação de uma série de construções que seguem o molde dos empreendimentos sustentáveis. Prédios de apartamentos totalmente construídos obedecendo a essas normas e procedimentos e preocupados com o reaproveitamento e o bom uso dos recursos naturais necessários ao seu funcionamento. Sendo a construtora filiada ao Green Building Council Brasil (GBC Brasil) que tem por orientação garantir o desenvolvimento e o incentivo às construções sustentáveis em nosso país.

Ribeirão Preto recebe esses empreendimentos sustentáveis com os braços abertos e com os olhos num futuro melhor e mais próspero para seus moradores e para aqueles que escolheram a cidade para investir.