Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Sustentabilidade Transito

O mundo está envolto em uma série de problemas causados pelo descaso com o Meio Ambiente. Atualmente, enfrentamos um clima desregrado com temperaturas muito intensas, secas e cheias imprevistas, ares poluídos, escassez de recursos naturais, espécies animais e vegetais em extinção entre muitos outros problemas ambientais que interferem direta e indiretamente em nossas vidas.

A qualidade de vida de todos os seres vivos depende da qualidade do meio em que vivemos das condições em que ele se encontra, e, tomando consciência disso as pessoas vem se preocupando cada vez mais em cuidar da natureza para reparar um pouco os danos causados a ela e tentar estagnar a situação não permitindo que esta piore cada vez mais.

Para cuidar do meio ambiente, não basta apenas esperar que as grandes empresas assumam uma Postura Ecologicamente Correta utilizando produtos recicláveis, retirando a matéria-prima da natureza de forma consciente, utilizando sistemas alternativos de energia e de reaproveitamento da água, dando um destino correto ao lixo por ela produzido entre outras medidas que sabemos ser essenciais para melhorar a situação ambiental, e permanecermos de braços cruzados em nossas casas.

A Preservação Ambiental deve começar em nosso dia a dia, dentro de nossa casa, com pequenas atitudes que não nos custam nada e certamente serão recompensadas.

Na hora de utilizar um automóvel, por exemplo, em uma ação rotineira que nem nos damos conta, retiramos o carro da garagem e partimos rumo ao destino sem pensar que durante esse trajeto podemos estar cometendo falhas que agridem nosso mundo.

Nossa atitude ecologicamente correta deve iniciar na hora da compra do carro, optando por um carro a álcool ou biodiesel que são os combustíveis menos poluentes e procurando conhecer a credibilidade da fabricante do carro escolhido, se possível checando a legalidade das matérias-primas utilizadas para produzi-los, ou senão, optar por fabricas que já são conhecidas por manter uma postura ecologicamente correta o que pode ser descoberto através de revistas, sites e informações na própria concessionária.

Na hora da lavagem do carro, é importante utilizar produtos pouco tóxicos ou se possível até mesmo evitar os produtos químicos lavando-o apenas com água.

Se for utilizar algum produto para fazer uma melhor limpeza, manter a torneira fechada enquanto passa o produto no carro, abrindo apenas para enxaguá-lo e o fazendo rapidamente. Uma alternativa ainda melhor é a reutilização da água para a lavagem do carro, esta pode ser reaproveitada da lavagem de roupas, louças ou mesmo utilização de água da chuva.

Transito Sustentável

Ao passear seja em rodovias ou zonas urbanas, não jogar lixos pela janela do carro, todo lixo produzido durante um passeio deve ser guardado dentro do carro para ser jogado em lixeiras ou até mesmo separados para reciclagem.

A regulagem do veículo é de extrema importância para o meio ambiente, pois um carro em boas condições de funcionamento irá não só poluir menos sem problemas de escapamentos desregulados, vazamentos de óleo e outros contratempos, como também irá evitar que por mau uso ou falta de cuidados peças tenham que ser trocadas e grandes reformas feitas o que geraria mais lixo para a natureza.

Estes são apenas alguns dos cuidados que se pode ter com nossos veículos para que não agridam ainda mais o nosso meio. Se cada um de nós cuidar um pouco de nossos pertences e utilizarmos de forma correta, ficará muito mais fácil combater e até mesmo sanar os problemas ambientais que temos enfrentado diariamente.

Categoria: Ecologia Urbana