Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Conscientização - Utilização de Produtos BiodegradáveisOs produtos biodegradáveis são fatores imprescindíveis na luta diária a favor da preservação e a sustentabilidade do planeta. Ao contrário da maioria dos produtos convencionais, eles afetam menos o ambiente, pois são decompostos por micro-organismos vivos, perdendo suas propriedades químicas durante esse processo.

Pode não parecer, mas diversos itens que utilizamos em nosso dia a dia como produtos de limpeza, embalagens plásticas, pilhas e baterias são compostos por substâncias muito agressivas ao meio ambiente. Para tentar minimizar esses danos provocados à natureza foram desenvolvidos os produtos biodegradáveis que, atualmente, já se apresentam em grande quantidade no mercado e vêm identificados com um selo específico.

Os artigos biodegradáveis são produzidos a partir de produtos orgânicos, que ao chegarem ao meio ambiente se decompõem de forma natural e voltam ao seu processo inicial mais rapidamente.

Os plásticos desenvolvidos a partir do óleo vegetal, por exemplo, que são muito utilizados em embalagens de pão e produtos alimentícios e em garrafas de água, se decompõem naturalmente no meio ambiente, evitando a contaminação do solo e das águas. O mesmo acontece com as esponjas de aço biodegradáveis, que enferrujam e viram pó. Dessa forma, as substâncias não chegam aos recursos hídricos, o que evita uma catástrofe ambiental e cria uma responsabilidade socioambiental, já que o aço é um dos principais poluentes das águas.

No caso dos produtos de limpeza, é importante observar se eles utilizam derivados do petróleo ou de outras substâncias químicas nocivas em sua composição. Estes devem ser evitados. Já os itens identificados com selo de produto biodegradável, serão facilmente decompostos ao chegar à natureza, sem causar prejuízos ao ambiente. Também é importante checar se embalagem que carrega o produto segue as mesmas normas, afinal, ela também acabará sendo descartada. No caso de pilhas e baterias, o descarte adequado pode ser realizado em postos especiais, geralmente disponíveis em estabelecimentos que comercializam produtos eletrônicos.

Categoria: Conscientização